Alagoas

Isnaldo Bulhões, prefeito de Santana do Ipanema, morre vítima de covid-19

Redação TNH1 | 08/07/20 - 09h06
Assessoria

O prefeito de Santana do Ipanema Isnaldo Bulhões (MDB), 78 anos, morreu vítima de Covid-19. A informação do falecimento foi confirmada ao TNH1 pela assessoria da prefeitura na manhã desta quarta-feira (08).

Isnaldo Bulhões estava internado na UTI do Hospital do Coração, em Maceió. Ele deu entrada no hospital, junto com a esposa Renilde Bulhões, que também já foi prefeita no mesmo município, para tratamento da Covid-19, no dia 26 de maio.

Cinco dias antes, ele publicou em seu perfil no Instagram que havia testado positivo para o coronavírus e emitiu uma nota oficial informando que reagia bem à doença. "Estou me sentindo bem, sem sintomas nenhum. Iniciarei hoje a quarentena para me recuperar. Continuarei trabalhando remotamente", disse à época.

Mas, no dia 4 de junho, a vice-prefeita Christiane Bulhões (MDB), filha dele, assumiu interinamente a gestão, enquanto o prefeito permanecia internado na unidade de saúde para combater a doença.

O deputado federal Isnaldo Bulhões Junior (MDB) lamentou a morte do pai, em publicação no Instagram, e agradeceu as mensagens de solidariedade, como também destacou o legado deixado pelo prefeito.

"Hoje, é com o coração devastado que comunico a vocês sobre o falecimento de meu pai, Isnaldo Bulhões Barros, meu espelho de homem e exemplo de pessoa pública. Mais uma vítima dessa terrível pandemia causada pelo novo coronavírus, e que mesmo debilitado, não cansava de perguntar sobre como estava sua terra e seu povo de Santana do Ipanema, lugar que transformou e que deixou o legado de uma vida",escreveu. 

Isnaldo Bulhões foi presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), se aposentou em 2012 e resolveu retomar as atividades políticas na eleição de 2016, quando foi eleito para gestor da cidade sertaneja.

O sepultamento deve acontecer ainda hoje, no município de Santana do Ipanema, seguindo as medidas cabíveis para o controle da pandemia.

O cortejo fúnebre com o corpo do prefeito sairá do povoado Areia Branca na tarde desta quarta-feira (8). A previsão para chegada no povoado é a partir das 15h30min.

Do povoado, o corpo será transportado no carro do Corpo de Bombeiros pelas principais ruas de Santana do Ipanema. No trajeto, ele receberá homenagens. O corpo de Isnaldo Bulhões será enterrado no cemitério Santa Sofia.

AMA e TCE lamentam morte de prefeito

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) emitiu um comunicado instantes depois do anúncio do falecimento de Isnaldo Bulhões. Leia:

"À família Bulhões, os sentimentos de todos que fazem a AMA neste momento de dor e o reconhecimento pelos serviços prestados ao Estado de Alagoas e ao município de Santana do Ipanema pelo grande homem Isnaldo Bulhões".

Já no fim da manhã de hoje, o TCE também prestou solidariedade aos amigos e familiares do prefeito. O órgão decretou luto oficial pela morte do ex-presidente da casa. Veja abaixo:

"O presidente do Tribunal de Contas de Alagoas, Otávio Lessa consternadamente decreta luto oficial nesta instituição pelo falecimento de seu  Conselheiro aposentado Isnaldo Bulhões, ex-presidente da Casa. Ao mesmo tempo, juntamente com todos os Conselheiros da Corte de Contas manifestam o imenso pesar e fazem chegar à família enlutada a mensagem de solidariedade e de saudade de todos os que privaram de sua companhia. Informa-se ainda que o sepultamente ocorrerá no dia de hoje na cidade de Santana de Ipanema seguindo as regras de controle da pandemia".