Cultura

Jazz Panorama Ao Vivo volta aos palcos e participa de celebração do International Jazz Day

Assessoria | 19/04/22 - 21h00
Leo Villanova

O Jazz Panorama ao Vivo está de volta para suas primeiras edições em 2022. Neste mês de abril, mais uma vez integrará as comemorações do International Jazz Day, iniciativa promovida pela Unesco, que celebra a união e a paz congregando os povos através desse gênero musical em todo o mundo. O Clube do Jazz Maceió e o Jazz Panorama vêm sendo, desde 2018, sucessivamente reconhecidos por esta organização cultural das Nações Unidas e o Herbie Hancock Institute of Jazz pelo seu esforço em participar desse evento global que tem o dia 30 de abril como data comemorativa.

Encerrando o lapso provocado pela pandemia do Coronavírus em 2020 e 2021, quando a participação dos alagoanos no Jazz Day ocorreu de forma remota, as apresentações ao vivo voltam aos palcos de Maceió e Arapiraca. Os espetáculos serão marcados pelo lançamento, em Alagoas, do disco Madrugada, do compositor, arranjador e contrabaixista Félix Baigon, que também é líder do Clube do Jazz Maceió. O álbum já percorre o cenário do Jazz internacional desde 2021, quando foi liberado nas plataformas digitais e chegou às rádios especializadas, arrancando elogios. Agora, pela primeira vez, Madrugada poderá ser conferido ao vivo nos palcos alagoanos.

(Crédito: Leo Villanova)

Os espetáculos acontecem no Teatro Deodoro, a partir das 20h do dia 26, e no FDS Coworking, no dia 30, no mesmo horário, com a curadoria do jazzófilo Juan Maurer, criador do programa Jazz Panorama, que há mais de 30 anos vem formando e cativando um público admirador do gênero através do rádio.

A apresentação em Maceió terá abertura do Clube do Jazz Maceió tocando standards jazzísticos, seguido pelo músico e compositor Junior Almeida e pela cantora Myrna Araújo, que interpretará clássicos de Janis Joplin. Encerrando a noite, Félix Baigon apresentará o show Madrugada acompanhado de músicos consagrados como Dinho Zampier, Ricardo Lopes, Allysson Paz e Everaldo Borges.

Em Arapiraca, a programação contará mais uma vez com o Clube do Jazz Maceió, seguido do grupo instrumental local Cicah Trio e depois o Divina Supernova Duo, que abrirão o espetáculo que também terá a apresentação do show Madrugada.

AS ORIGENS

Criado e apresentado pelo jazzófilo Juan Maurer em 1987, o programa Jazz Panorama era exibido semanalmente pela Rádio Educativa, tornando-se diário pouco tempo depois, ao atingir a maior audiência da emissora. De origem peruana e radicado no Brasil desde 1970, Juan Maurer passou boa parte de sua juventude e vida adulta nos Estados Unidos, onde teve a oportunidade de testemunhar ao vivo apresentações de alguns dos grandes nomes do jazz. Com a colaboração e o conhecimento musical do alagoano Imanoel Caldas, o Jazz Panorama superou desafios técnicos da época para se consolidar como uma dos programas de rádio de maior sucesso em Alagoas.

A partir de 2018, o Clube do Jazz Maceió, um grupo de músicos de Maceió liderado pelo contrabaixista e produtor musical Félix Baigon passou a promover o Jazz Panorama ao Vivo, um evento que já entrou para o calendário cultural de Maceió. O evento traz para o palco a mesma fórmula didática e o repertório de altíssima qualidade, já conhecidos e apreciados pelos fãs do programa no rádio. Nessas apresentações, clássicos e novos temas do jazz são executados pela banda do Clube do Jazz Maceió e convidados especiais, com informações sobre essas composições, seus autores e músicos trazidos ao público por Juan Maurer em pessoa.