Mundo

Joe Biden toma posse como 46º presidente dos Estados Unidos

CNN | 20/01/21 - 14h42 - Atualizado em 20/01/21 - 14h46

Joe Biden foi empossado nesta terça-feira (20) como o 46º presidente dos Estados Unidos, assumindo um país profundamente dividido e com o maior número de casos e mortes da Covid-19 em todo o mundo. 

O democrata, aos 78 anos, se torna o presidente mais velho da história da nação em uma cerimônia que foi drasticamente reduzida em Washington, despida da tradicional pompa e circunstância dado a pandemia e preocupações com a segurança após a invasão do Capitólio em 6 de janeiro por apoiadores do ex-presidente Donald Trump. 

Após fazer o juramento, conduzido pelo Juiz-Chefe do país, John Roberts, Biden discursou, dizendo que a sua posse é o "triunfo da democracia". 

"Através de um desafio único, a América foi testada e se levantou à altura. Hoje, celebramos o triunfo não de um candidato, mas de uma causa —a causa da democracia", afirmou. "A vontade do povo foi ouvida, e a vonade do povo foi atendida. Aprendemos novamente que a democracia é preciosa, a democracia é frágil. E nesta hora, meus amigos, a democracia prevaleceu". 

"Neste mesmo chão, onde há poucos dias, a violência tentou abalar a fundação desta capital, nós nos juntamos como uma única nação, para conduzir uma transferência de poder pacífica, como nos últimos 200 anos". 

O novo chefe de Estado jurou que será um presidente "para todos os norte-americanos", incluindo os que não o apoiaram durante a campanha. 

"Eu lutarei tanto por aqueles que não me apoiaram quanto por aqueles que apoiaram", disse.

Trump deixou a capital do país mais cedo nesta terça e não participou do evento. É a primeira vez que um presidente não comparece à posse do sucessor em mais de 150 anos. 

O ex-presidente, que nunca reconheceu a derrota na eleição de 3 de novembro, não mencionou o nome de Biden durante seu último discurso no cargo nesta manhã, em que prometeu retornar "de alguma maneira". Ele embarcou no avião presidencial para Mar-A-Lago, o resort dele na Flórida. 

Republicanos do alto escalão do partido, incluindo o ex-vice-presidente Mike Pence, participaram da posse, junto dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton. 

A vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, fez seu juramento ao cargo minutos antes de Biden também passar por essa etapa do protocolo de posse.Harris fez o juramento ao cargo acompanhada pela juíza do Supremo Tribunal dos EUA, Sonia Sotomayor, primeira latina indicada ao cargo.

“Eu, Kamala Harris, juro solenemente que vou apoiar e defender a Constituição dos EUA contra todos inimigos nacionais e internacionais, que serei fiel e leal à Nação. Aceito esse cargo por vontade própria, sem nenhuma ressalva ou intenção de evasão. Desempenharei bem e com fidelidade meus deveres no cargo que assumo agora com a graça de Deus.”