Maceió
Mercado da Produção será fechado para higienização; confira as datas
Carreta de cana-de-açúcar tomba no acostamento na Cachoeira do Meirim
Após fiscalização de decreto, estabelecimento da parte alta de Maceió vai ter alvará suspenso
Covid-19: narrador Arivaldo Maia é intubado na UTI de hospital em Maceió
Obra da Casal modificará trânsito da Avenida Assis Chateaubriand, no Prado
Após vistoria, novas demolições de imóveis no Pinheiro serão solicitadas
Alagoas
Vacinação em Alagoas começa às 8h desta terça-feira, diz Renan Filho
Avião com vacinas chega ao Aeroporto Zumbi dos Palmares às 16h45 desta segunda-feira
Em AL, vacinação começa com 6.300 profissionais de saúde do setor público
Após Anvisa autorizar, Alagoas deve receber as primeiras doses da vacina nesta segunda-feira
Com 475 novos registros e mais 9 mortes, Alagoas tem 111.443 casos da Covid
Água, orações, e até saco de pancada; grupos tentam tranquilizar candidatos do Enem
Nordeste
Leão do Parque de Dois Irmãos morre por complicações do câncer
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Polícia
Sindpol-AL pede investigação de morte de policial civil em Riacho Doce; vídeos registraram tiroteio
Dois são presos e polícia apreende 47 máquinas caça-níqueis em Jatiúca e Mangabeiras
Jovem é morto a tiros enquanto esperava carro de aplicativo em Riacho Doce
Operação integrada prende duas pessoas no Litoral Norte do estado
Vereador de Jequiá da Praia e outro homem são presos suspeitos de homicídio de ex-candidato
PM dispersa aglomeração e usa balas de borracha para evitar agressão a jovem no Vergel
Gente Famosa
Gusttavo Lima confirma tentativa de retomar casamento com Andressa Suita, diz colunista
Duda Reis sobre relacionamento com Nego do Borel: ‘Agressões eram constantes’
Whindersson mostra chegada de oxigênio a Manaus: 'Ninguém acima do povo'
Cantor Gusttavo Lima envia cilindros de oxigênio para Manaus
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
O 19 de fevereiro seria o dia mais importante da história da Atalanta Bergamasca Calcio. Pela primeira vez a equipe jogaria uma partida eliminatória pela Champions League, a principal competição de clubes da Europa.
Isso fez com que cerca de 35% da população de Bergamo (a 600 km de Roma), no norte da Itália, viajasse os 50 km que a separam de Milão para ver o jogo contra o Valencia.
O confronto entrou para a história, sim. A Atalanta obteve um surpreendente 4 a 1 e depois avançou às quartas de final pela primeira vez em sua história. Mas ficará marcado também como o jogo que explodiu a pandemia de coronavírus no país, segundo autoridades. O prefeito de Bérgamo, Giorgio Gori, o definiu como uma "bomba biológica."
"Não podemos menosprezar o impacto que esta partida teve na propagação do vírus. Eu creio que foi grande pelas circunstâncias. É só você olhar a porcentagem da população que esteve no estádio e no fato de que a província de Bergamo se tornou um dos focos do coronavírus na Itália poucas semanas depois. Se você analisar todo o cenário, não pode ser coincidência", afirma Walter Riciiardi, presidente do Instituto Nacional de Saúde no país.
Quatro dias após a goleada, a província teve o primeiro caso. O jornalista Kike Mateu, que esteve no estádio San Siro, em Milão, naquele dia, voltou a Valência e, dias depois, começou a apresentar os sintomas. Ele se recuperou, mas é considerado o "paciente zero" do Covid-19 na Espanha.
O time italiano não pôde utilizar seu estádio, o Gewiss, com capacidade para 21 mil pessoas, por estar em reforma e não atender às exigências da Uefa.
Até quarta (8), a província de Bergamo era a segunda na Itália com mais casos identificados de coronavírus. Eram 9.868 confirmados, mas não foi divulgado o número de mortos. A cidade fica na região da Lombardia, considerada o principal foco da doença no país, com 52.325 infectados e 9.484 vítimas fatais. Em todo o território italiano, são mais de 135 mil contaminados e 17 mil mortos.
A constatação das autoridades, como o prefeito Gori, é que o momento histórico da Atalanta, que vive ápice em campo desde sua fundação, em 1907, fez com que os torcedores viajassem em caravanas ou lotassem trens até Milão. Isso facilitou a propagação do vírus que ainda não era a preocupação principal do sistema de saúde.
"Sabemos que crianças faltaram a escola para irem ao jogo acompanhados dos pais e naquele momento, mais de 40 mil pessoas de Bérgamo no mesmo espaço facilitou muito que o vírus se espalhasse. A pandemia não avançou desse jeito no país por causa da partida da Atalanta, mas ajudou, claro", completa Ricciardi.
"Se o vírus já estava em circulação, tivemos 40 mil torcedores infectados naquela noite apenas. Pela importância da partida, muita gente viajou em grupo", concorda Gori.
Quando o confronto de volta aconteceu em Valência, em 10 de março, a presença de público já estava proibida. Os jogadores da Atalanta comemoram a classificação com camisas que demonstravam o quanto o Covid-19 havia se tornado um problema: "isso é para você, Bérgamo. Não desista", era a mensagem.
Dias depois, a Champions League e o futebol em toda a a Europa (menos em Belarus) foi interrompido sem data para voltar. Os cartolas farão de tudo para que a temporada seja completada em campo para evitar pagar multas às emissoras de TV que compraram os direitos de transmissão.
A Atalanta jamais venceu o título da Série A e tem como conquista máxima a Copa da Itália de 1963. O goleiro dessa campanha, Zacaria Cometti, morreu por complicações causadas pelo coronavírus.
"Ninguém esperava por isso. Quando tudo passar vou me reencontrar com meus companheiros sul-americanos, mas primeiro está a saúde e o esforço dos médicos que lutam para salvar vidas. Em Bergamo estão todos muito tristes", conta o zagueiro argentino José Luiz Palomino, da Atalanta, ao canal TyC Sports.
O clube também tem um jogador brasileiro no seu elenco. O zagueiro Rafael Tolói, ex-São Paulo e Goiás, participou das duas partidas das oitavas de final. Mas alegando que o clube proibiu seus atletas de dar entrevistas, recusou-se a falar sobre o assunto.