Mundo

Jovem de 27 anos morre com fungo no pulmão depois de alugar casa infestada de mofo

O Globo | 09/08/23 - 15h45
Foto: Reprodução/Arte/DailyMail

Um homem de 27 anos morreu após se mudar para uma casa infestada de mofo na cidade de Oldham, no Reino Unido. Segundo o legista do caso, foram encontrados traços de fungos em seus pulmões. Luke Brooks e sua mãe, Patricia, além de outros três familiares moravam na casa alugada. Ela relata que o jovem chegou no local saudável mas passou a ter resfriados constantes, até sofrer uma convulsão que o levou a óbito em outubro do ano passado.

Sintomas da infecção por mofo

Foi aberto um inquérito para o caso pela polícia britância, julgado nesta quarta-feira pelo tribunal de Rochdale, no Reino Unido. Segundo o jornal Daily Mail, durante a audiência foi relatado que quando Luke começou a se sentir mal, com manchas vermelhas e suspeita de infecção, Patricia ligou diversas vezes para a emergência tentando pedir uma ambulância mas, por ser fim de semana, o atendimento recomendou esperar até segunda.

O jovem continuou com os mesmos sintomas, afirmando que iria procurar um médico. Já no dia 22 de outubro, ele sofreu uma convulsão e o pedido por uma ambulância para prestar socorro, que dessa vez atendeu o pedido da mãe, não conseguiu impedir o óbito.

Como pode ocorrer a contaminação por fungos?

O patologista Abdul Ganjifrockwala afirma que a morte de Luke foi por conta de problemas respiratórios, causados pela pneumonia por aspergillus (fungos que afetam os pulmões e contaminam através do ar). Partes do mofo foram encontradas nos pulmões do falecido durante um exame realizado post-mortem.

Pedidos de melhoria rejeitados

Após se mudar, em 2014, Patricia notou que a casa estava completamente infestada por mofo. Ela pediu ajuda ao proprietário, mas ele não corrigiu os múltiplos problemas na propriedade. Ao se ver sem saída, a mãe implorou ao Conselho Oldham que encontrasse uma outra acomodação onde pudesse viver com a sua família.

Além disso, a caldeira não estava funcionando, o que transformava a habitação em um lugar sempre frio e úmido, principalmente durante o inverno, ela conta.

— Todo ano você podia garantir que ele [Luke] pegaria um resfriado — disse em depoimento ao tribunal que está julgando a causa da morte.