Política

Jurista, poeta e presidente. Conheça Michel Temer

12/05/16 - 09h25

Aos 75 anos, Michel Temer conquista o posto mais alto da República, a Presidência. Em mais de 30 anos de vida política, o peemedebista chefiou a Câmara dos Deputados por três vezes, exerceu o cargo de vice-presidente por cinco anos e ocupou a presidência nacional do PMDB, até este ano, quando se licenciou do cargo.

Paulista de Tietê (cidade a 121 km da capital), Temer foi eleito presidente da Câmara pela terceira vez em 2009, quando já fazia parte da base de apoio ao governo Lula. Na era FHC (1995-2002), seu partido apoiou o PSDB, período em que ele foi alçado à presidência da Câmara nas duas ocasiões anteriores.

Considerado um dos políticos mais influentes do Brasil, Temer deu os primeiros passos na política apenas em 1984, quando foi nomeado secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo pelo então governador Franco Montoro. Dois anos mais tarde, elegeu-se suplente de deputado federal pelo PMDB.

Assumiu a cadeira na Câmara em 1987. Reeleito deputado em 1990, deixou o posto três anos depois e retornou à Secretaria de Segurança Pública, dessa vez na gestão de Luiz Antônio Fleury Filho. Após ficar um ano no cargo, voltou para a Câmara, quando se reelegeu deputado pelo PMDB.

A partir de então, sua carreira política decolou. Assumiu a presidência da Câmara em 1997 e depois em 2001. Nesse período, ocupou a Presidência da República interinamente por duas vezes, em janeiro de 1998 e junho de 1999.

A figura do vice já havia aparecido na vida de Temer antes de Dilma. Em 2004, ele ficou pelo caminho quando tentou chegar à Prefeitura de São Paulo na chapa encabeçada por Luiza Erundina (então no PSB).

Jurista e poeta

Antes de mergulhar na política, Temer, que é advogado, deu aula de direito constitucional na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Ele é autor de dois livros na área (Elementos de Direito Constitucional e Democracia e Cidadania), usados na academia.

Temer também foi procurador de Justiça do Estado de São Paulo, o que lhe rendeu o cargo de procurador-geral do Estado por duas vezes.

Vida pessoal

O novo presidente do Brasil tem quatro filhos, três com a primeira mulher. Uma delas, Luciana, atualmente é secretária municipal de Assistência Social de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad (PT).

Atualmente, é casado com Marcela Tedeschi Temer, 43 anos mais nova que ele. Os dois formalizaram a união em 2006 e têm um filho, Michelzinho, de seis anos.

Agora no cargo mais alto do Executivo, Michel Temer ainda tem um sonho: ser imortal da Academia Brasileira de Letras. Em 2012, ele lançou um livro de poemas (Anônima Intimidade).