Alagoas

Jurista Rodrigo Sarmento é empossado desembargador eleitoral substituto no TRE-AL

Ascom TRE-AL | 09/04/24 - 00h16
Ascom TRE-AL

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) empossou nesta segunda-feira, 08, o jurista Rodrigo Lopes Sarmento Ferreira como desembargador eleitoral substituto. O discurso de boas-vindas foi proferido pelo desembargador Milton Ferreira Neto que destacou o seu perfil agregador, além de toda sua capacidade técnica para assumir o cargo.

“Rodrigo tem convicções jurídicas sólidas construídas a partir de toda sua bagagem profissional, mas, ao mesmo tempo, é aberto ao diálogo. Tem capacidade técnica para exercer a missão de julgar e a humildade de quem está constantemente disposto a aprender com novas visões e diferentes perspectivas”, destacou o desembargador eleitoral Milton Ferreira.

Vagner Paes, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas, pontuou que o novo desembargador chega ao TRE/AL para dar a sua parcela de ajuda na construção do fortalecimento da democracia, respeito aos direitos fundamentais e ao processo eleitoral célere e sério como sempre aconteceu na história do Tribunal.
    
“O TRE ganha em sua composição, por ter um desembargador que vai somar para o cenário jurídico eleitoral, e tenho certeza que vai honrar a advocacia como já o faz na sua trajetória profissional”, analisou o presidente da OAB/AL. 

No seu discurso de posse, o mais novo desembargador eleitoral alagoano destacou que em 2024 as redes sociais deverão estar no centro das discussões, ao lado das ferramentas digitais que têm como base o uso da Inteligência Artificial (IA) e outras inovações tecnológicas que podem servir para amplificar e facilitar a disseminação de fake news, favorecimento de esquemas fraudulentos, compra de votos, propaganda eleitoral irregular e financiamento indevido de campanha. 

“O controle dos abusos e das infrações às regras do jogo impedirá a utilização de subterfúgios tendentes a manipulação de massas, especialmente aos mais vulneráveis socioeconomicamente, evitando que representantes eleitos irregularmente legislem ou escolham planos de governo afastados dos anseios e sem a legitimidade conferida pelo povo”, pontuou. 

Conforme o desembargador Rodrigo Sarmento, as decisões tomadas pelo Tribunal impactam não somente esta, mas também as futuras gerações, assegurando a lisura dos processos eleitorais que perdurarão para além da sua passagem enquanto julgador. “Precisamos encontrar soluções sensatas para os desafios atuais zelando pela promoção de eleições livres, justas e equânimes”.