Justiça

Justiça aceita denúncia contra tutor de pitbull que matou gato em São Miguel dos Campos

Redação TNH1 | 28/07/22 - 13h37
Reprodução

José Benedito dos Santos Júnior, de 21 anos, virou réu após a Justiça aceitar na última quarta-feira, 27, denúncia do Ministério Público de Alagoas pelo crime de maus-tratos contra animais.  Ele passeava com um cachorro da raça pitbull em São Miguel dos Campos, quando o cão atacou e matou um gato. 

A decisão da juíza Laila Kerckhoff dos Santos, da 4ª Vara Criminal de São Miguel dos Campos, determina ainda que a polícia realize diligências no sentido de identificar o atual responsável pela guarda do animal, e se o cão se encontra em ambiente seguro e sem risco à integridade de terceiros. 

A denúncia foi apresentada pelo promotor Arlen Brito e, segundo o promotor, quatro gatos foram atacados durante a ação filmada por moradores, que circulou nas redes sociais. Ele também chamou a atenção para a frieza, crueldade e indiferença demonstrada pelo suspeito, que sorriu e parecia se divertir com o ataque e a morte do outro animal. 

Brito relatou que o jovem confirmou a veracidade das imagens e disse que o cão pertencia a um amigo. Diante dessa confirmação, o promotor afirmou que foi possível verificar a materialidade e a autoria do crime de maus-tratos. A Lei 9.605 /98 prevê como conduta criminosa quem maltrata animais. Caso seja condenado pela justiça, o jovem poderá ter uma pena de até seis anos de reclusão.

O caso - Um vídeo que circulou nas redes sociais mostra um homem segurando pela coleira um cão da raça pitbull, enquanto o animal mata um gato. O homem ri e não contém o cão. As imagens foram feitas no município de São Miguel dos Campos e denunciadas à Polícia Civil.