Justiça

Justiça decreta prisão de acusados de matar vereador de Coqueiro Seco

10/11/15 - 11h39

Justiça decreta prisão de acusados de matar vereador de Coqueiro Seco (Crédito: Reprodução/memoriamhb.blogspot)

Justiça decreta prisão de acusados de matar vereador de Coqueiro Seco (Crédito: Reprodução/memoriamhb.blogspot)

O juiz Geraldo Amorim renovou os mandados de prisão dos réus José Renato Oliveira e Silva, Luiz Marcelo Falcão e Paulo Jorge de Lima, acusados de assassinar o vereador por Coqueiro Seco, Renildo José dos Santos, de 29 anos de idade, crime cometido há 22 anos.

Os policiais Luiz Marcelo Falcão e Paulo Jorge de Lima são apontados como autores materiais do crime e o fazendeiro José Renato Oliveira e Silva, como autor intelectual.

O crime ocorreu em 10 de março de 1993. Renildo foi arrancado de sua casa e sequestrado por policiais e inimigos políticos e morto de forma bárbara. Ele foi espancado e teve as orelhas, nariz e língua cortados, as unhas arrancadas e, depois, os dedos cortados.

Além disso, suas pernas foram quebradas, ele foi castrado e teve um objeto introduzido no ânus. Levou tiros nos dois olhos e ouvidos e, para dificultar o reconhecimento do cadáver, os autores atearam fogo em seu corpo e degolaram a cabeça. O corpo foi encontrado no dia 16 de março, e a cabeça, separada, foi encontrada boiando num rio.

O despacho foi emitido na última segunda-feira (9). O juiz Geraldo Amorim explicou à assessoria do Tribunal de Justiça do Estado de Alagoas que, na verdade, as prisões não foram decretadas agora. Ele apenas renovou o mandado para que a polícia realize o cumprimento.