Justiça

Justiça determina liberação de público para jogos no Rei Pelé; governador anuncia limite de 3 mil pessoas

TNH1 | 22/09/21 - 17h56 - Atualizado em 22/09/21 - 19h32
Pei Fon/Arquivo/TNH1

O Tribunal de Justiça liberou o retorno de público ao Estádio Rei Pelé depois de um pedido da Federação Alagoana de Futebol (FAF) e dos clubes CSA e CRB, que disputam atualmente a Série B do Campeonato Brasileiro. Com isso, o jogo entre o Azulão e o Botafogo, nesta quinta, 23, pode contar com a presença de torcedores. A decisão foi publicada na tarde desta quarta-feira, 22.

No início da noite, o governador Renan Filho, anunciou por meio de suas redes sociais a liberação de 30% do espaço disponível das arquibancadas e limite máximo de 3 mil pessoas. "Autorizamos a retomada de público nos eventos esportivos em percentual de 30% do espaço disponível e com limite máximo de 3 mil pessoas. Amanhã anunciaremos as regras à retomada gradual dos eventos de entretenimento. Vamos seguir vacinando nosso povo para vencermos a COVID19".

As áreas do Rei Pelé que serão liberadas são: o 'Setor 3', com as grandes arquibancadas, e o acesso deverá ser feito exclusivamente através da parte lateral inferior, e do vão central das cadeiras especiais inferiores; e o 'Setor 2', as cadeiras especiais inferiores e superiores.

A Justiça confirmou que segue proibida a utilização dos demais setores: rampas e estruturas do estádio, "a ocorrer com o respeito às normas sanitárias e de distanciamento social determinadas pelo Estado".

Ainda segundo a decisão da juíza Maria Ester Fontan Cavalcanti Manso, da 18ª Vara Cível de Maceió, a liberação será gradativa dos demais setores do Estádio Rei Pelé à medida que as intervenções sejam realizadas e comprovadas nos autos.

A juíza destacou também que, com os problemas estruturais sanados e reconhecidos pelo estado, não há empecilho para a volta total do público, desde que as normas sanitárias fossem respeitadas.

CBF autorizou entrada de torcedores na última semana - Em uma reunião do Conselho Técnico da CBF, entre clubes e a entidade, na última sexta-feira, ficou definido o retorno dos torcedores aos estádios durante a Série B. Porém, a volta dos alagoanos ao estádio dependia da decisão judicial.

O público não frequenta os estádios de Alagoas desde março de 2020, com a paralisação dos jogos de futebol no início da pandemia de Covid-19. Após a volta das partidas, os clubes mandaram os confrontos sem a presença de torcedores.