Geral

Juventude Empreendedora contemplará 5 mil jovens em AL no mês de junho

Projeto é instrumento para combate ao desemprego no Estado

16/05/16 - 21h43
Agência Alagoas

“O Juventude Empreendedora é um importante instrumento, no qual o Governo de Alagoas vai lançar mão para o combate ao desemprego no Estado”. A afirmação foi do secretário de Estado do Trabalho e Emprego, Joaquim Brito, em entrevista no programa Gazeta Comunidade, da Rádio Gazeta nesta segunda-feira (16). 

Durante a entrevista, o secretário do Trabalho e Emprego divulgou a data prevista de lançamento do programa: 21 de junho.  Brito ressaltou ainda a atenção do governador Renan Filho para com o programa, por entender que envolve a juventude, público ávido por uma oportunidade no mercado de trabalho. 

“Estimular o empreendedorismo entre os jovens é uma das políticas públicas encampadas pelo Governo de Alagoas visando combater o desemprego que atinge o Estado”, declarou.

“Vamos entrar em contato com prefeituras, empresas e associações para mostrar a relevância do engajamento das entidades para o sucesso do programa em Alagoas”, disse. 

Programa

O programa visa dar oportunidade ao jovem de se tornar dono do próprio negócio, ampliando as condições de crescimento na renda e na realização pessoal. 

Serão selecionados cinco mil jovens entre 18 e 29 anos, em mais de 50 municípios alagoanos, que receberão capacitação de 160 horas em empreendedorismo. Para participar, o candidato deve ter o ensino médio completo. 

Após a fase de seleção, os jovens vão participar de uma capacitação e qualificação em empreendedorismo. Em seguida, eles deverão apresentar um plano de negócio de acordo com a realidade de cada um. 10% desses planos de negócios serão escolhidos por uma comissão nomeada pela Secretaria do Trabalho. 

Cerca de 500 projetos mais viáveis estarão recebendo assistência técnica através do Sebrae Empreendedor Individual (SEI)  e vão receber  por parte da Desenvolve - Agencia de Fomento do Estado - um aporte financeiro a partir de R$ 800 até R$ 15 mil reais, que seja necessário para o negócio.