por Edson Moura
Uma decisão do Supremo Tribunal Federal deixou a Kia Motors livre para finalmente iniciar a construção de sua primeira fábrica no Brasil. Apesar de já ter mostrado diversas vezes a vontade de ter uma fábrica no país, dívidas da antiga Asia Motors do Brasil emperravam o andamento do projeto.
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A relatora do processo, ministra Cármen Lúcia, rejeitou o recurso dos acionistas da Asia Motors do Brasil, vendida à matriz coreana e depois foi comprada pela Kia no final da década de 90.
Segundo o entendimento dos ministros do STF, a Kia Motors não podia assumir as dívidas da outra empresa, já que não participava da administração da mesma. A decisão é final e não cabe novo recurso.
A antiga Asia Motors do Brasil comercializou na década de 90 as famosas vans, conhecidas como “Bestas”. O sucesso foi tanto que a montadora chegou a anunciar uma fábrica no país em 1997, mas ela que nunca saiu do papel.
Sem a pendência judicial da antiga empresa, a Kia Motors do Brasil e a matriz coreana, já estudam iniciar a construção da nova fábrica o mais rápido possível. O local ainda não foi definido.
Segundo o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, a idéia é produzir inicialmente um modelo compacto, o Picanto e um SUV, a Sportage.
Com a fábrica, a Kia irá se integrar ao plano Inovar-Auto, do Governo Federal, que concede descontos às montadoras multinacionais com fábrica no país, o que irá refletir um desconto de até 30% no valor final dos modelos importados.
Segundo informações do Uol, hoje a montadora Coreana tem faturamento anual de quase US$ 40 bilhões com vendas em 149 países. No Brasil, só no ano passado foram vendidos 40 mil carros.
Com informações do UOL
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