Nordeste

'Kit intubação': Salvador tem medicamento para apenas 10 dias

Correio 24h | 19/03/21 - 11h12
Walter Pontes/Secom

Salvador também está sofrendo com falta de medicamentos que compõem o 'kit intubação', usando em pacientes que estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Segundo o prefeito Bruno Reis, a cidade tem um estoque de Rocurônio (relaxante muscular) suficiente para apenas 10 dias.

"Todas as cidades do Brasil estão sofrendo com a falta desse medicamento. Nós estamos tentando adquirir, temos estoque para os próximos 10 dias, mas os fornecedores estão sem condições, nesse momento, de nos garantir a entrega", afirmou o prefeito, durante entrevista coletiva.

Carta
Nessa quinta-feira (18), o Fórum Nacional de Governadores informou que enviou uma carta ao Ministério da Saúde para alertar sobre o baixo estoque de medicamentos do chamando “kit entubação”, utilizado para intubar pacientes que estão em tratamento contra a covid-19 em UTIs e precisam de respiradores artificiais. 

Os governadores pediram a compra emergencial de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). 

No documento, os governadores afirmam que o monitoramento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostra que 11 medicamentos do kit estão em falta ou com estoque para 20 dias em 10 estados. No caso dos bloqueadores neuromusculares, 18 estados registram falta ou estoque baixo, que também deve durar 20 dias. 

Em nota, o Ministério da Saúde informou que 24 estados e o Distrito Federal enviaram à pasta informações sobre o consumo de medicamentos para entubação. O ministério informou que foi solicitada nesta quinta-feira a compra de 665.507 medicamentos para o período de 15 dias, conforme consumo médio mensal.