Mundo

La Palma registra 31 tremores nas últimas horas, um de magnitude 5

Agência Brasil | 13/11/21 - 13h29
TV Canárias

Mais 31 tremores de terra - incluindo um de magnitude 5 na escala Richter - foram detectados nas últimas horas em La Palma, na Espanha. O Instituto Geográfico Nacional (IGN) espanhol informou que o de maior magnitude teve o epicentro a 38 quilômetros (km) de profundidade e ocorreu às 6h52 locais em Mazo. Os valores ficaram entre 4 (amplamente observado) e 5 (forte) na escala de intensidade, indicando possibilidade de oscilação de objetos dentro de casas.

O Instituto Vulcanológico das Canárias (Involcan) informou que o terremoto foi sentido de forma ampla na ilha, embora a medição tenha detectado magnitude local de 4,2 na escala Richter, sendo um dos mais fortes na atual reativação vulcânica.

O IGN também informou que os 31 tremores foram localizados na área afetada pela reativação do vulcão Cumbre Vieja, a maioria com epicentro a 30 km de profundidade.

A instituição acrescentou que a coluna de gás e cinzas atingiu hoje 3.100 metros na direção sudoeste.

Os porta-vozes científicos do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca) afirmaram que são esperados movimentos sísmicos de grande magnitude e intensidade, a profundidades médias entre 10 e 15 km, e maiores, superiores a 20 km

Na última quarta-feira (10), a lava do vulcão Cumbre Vieja voltou a alcançar as águas do Atlântico perto da praia de Los Guirres.

O choque térmico entre a lava, a uma temperatura acima de 800 graus centígrados, e o mar está provocando colunas de vapor de água com partículas de ácido clorídrico, que podem ser perigosas para a saúde nas zonas mais próximas do ponto de emissão.

Todos os bairros e casas em redor da praia de Los Guirres (leste de La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol das Canárias) foram evacuados nas últimas semanas, devido à ameaça que representava o lento avanço da lava.

O Departamento de Segurança Nacional informou que a área afetada pelo Vulcão Cumbre Vieja, que iniciou sua atividade em 19 de setembro, atinge 988,27 hectares.