Interior

Laboratório Sismológico do RN confirma tremor de terra em Rio Largo

Redação TNH1 | 28/09/19 - 19h03
Andrews Moura/Flickr

O Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis) divulgou nota neste sábado, 28, confirmando o registro de um abalo sísmico na região de Rio Largo, município da Região Metropolitana de Maceió. 

A nota do LabSis confirma os tremores que os moradores sentiram na noite dessa sexta-feira, 27, e relatados nas redes sociais e aplicativos de mensagem. 

Segundo a nota emitida pela UFRN, a estação sismográfica localizada em Anadia, registrou o tremor em Rio Largo por volta das 20h46. 

O tremor foi sentido nas localidades do Multirão, Alto do Ginásio e Mata do Rolo, e também na cidade vizinha de Messias. 

A Defesa Civil do município não acredita na ligação do abalo com a atividade de uma pedreira que opera na cidade. O órgão também não relatou vítimas ou danos materiais. 

Leia a nota do LabSis na íntegra 

Em nota divulgada neste sábado (28), o Prof. Aderson Nascimento, Coordenador do LabSis, e o Sismólogo Eduardo Menezes confirmaram o registro de um evento sísmico na região de Rio Largo, registrado pela estação sismográfica localizada em Anadia/AL (NBAL). O referido evento ocorreu às 23h46 UTC (20h46, horário local), sendo escutado e sentido pelos moradores da localidade. Os mesmos, após o ocorrido, entraram em contato via telefone com o Laboratório Sismológico a fim de confirmar o evento que haviam presenciado. O epicentro é preliminar e possui incerteza epicentral de aproximadamente 5 km. A magnitude preliminar do evento foi 2.0 ML (magnitude local).

Segundo relato recebido pelo Sr. Romério (morador de Rio Largo), o evento também foi sentido por pessoas nas localidades de Multirão, Alto do Ginásio e Mata do Rolo, além de outras em Messias. O LabSis agradece pelo trabalho em conjunto com a Defesa Civil do Estado de Alagoas, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Maceió, o Serviço Geológico do Brasil e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD). Anexado a esta publicação consta a versão original da nota informativa divulgada pelo LabSis/UFRN.

O LabSis segue monitorando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Para mais informações sobre sismologia, principalmente do Nordeste brasileiro, acesse: Sismos do Nordeste.