Geral

Laerte Neves de Souza toma posse no cargo de desembargador do TRT/AL

12/11/15 - 18h26

Laerte Neves de Souza tomou posse no cargo de desembargador do TRT/AL (Crédito: Divulgação/TRT-AL)

Laerte Neves de Souza tomou posse no cargo de desembargador do TRT/AL (Crédito: Divulgação/TRT-AL)

No final da tarde desta quinta-feira (12.11), o juiz titular da Vara do Trabalho de Porto Calvo, Laerte Neves de Souza, tomou posse no cargo de desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL). O magistrado foi empossado pelo presidente do TRT/AL, desembargador Pedro Inácio da Silva. Seu decreto de nomeação, assinado pela presidente Dilma Rousseff, foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União.

O evento foi prestigiado pelos desembargadores Eliane Arôxa, Antonio Catão, Vanda Lustosa e Marcelo Vieira. além de advogados,  juízes e servidores do TRT da 19ª Região. O desembargador aposentado Severino Rodrigues, de quem Laerte Neves sucedeu na vaga, também esteve presente à solenidade.

O juiz Laerte Neves foi nomeado pelo critério de antiguidade. Ele estava atuando como juiz convocado para o Pleno desde o último mês de fevereiro. Com a sua nomeação, a composição do Regional agora está completa.

O presidente da Amatra XIX, José dos Santos Júnior, frisou em seu pronunciamento que a posse do desembargador Laerte Neves de Souza foi recebida com muita alegria por todo o Tribunal. "Hoje é um dia de agradecimento, de dizer muito obrigado - dele para com a magistratura e da magistratura para com ele", afirmou.

Em seguida, foi a vez de o desembargador Marcelo Vieira externar suas congratulações. "Neste dia de júbilo, congratulo-me com vossa excelência, que merecidamente alcançou degrau tão importante em sua trajetória pessoal e profissional. Mas congratulo-me, ainda mais e com maior razão, com esta Corte e com a sociedade alagoana, que hoje ganham um desembargador correto, preocupado com a realização da Justiça e com a preservação do bom nome deste Tribunal", acrescentou.

Ao dar as boas-vindas ao novo integrante da Corte, o desembargador Pedro Inácio lembrou que o Regional vinha atuando há cinco anos sem a sua formação completa. "Estamos vivenciando uma época em que, a cada passo da nossa trajetória, nossas obrigações e desafios tornam-se cada vez maiores e vão além dos julgamentos. Hoje, também temos que trabalhar com a parte administrativa, que é muito dolorosa e exige muito de nós, magistrados. Neste momento, é muito valorosa a chegada de um juiz à altura do Tribunal, com posições firmes e equilibradas", disse..

Em seu primeiro pronunciamento como desembargador, Laerte Neves Souza lembrou ter iniciado sua vida profissional como balconista de padaria e registrou seu agradecimento a todas as pessoas presentes. "Hoje é o coroamento de uma carreira. Quero compartilhar essa alegria e agradecer a presença de todos vocês. Continuarei firme no compromisso de honrar essa instituição", frisou.

Os desembargadores Severino Rodrigues e Eliane Arôxa  também fizeram uso da palavra. Rodrigues disse sempre ter nutrido uma admiração muito grande pelo empossado, destacando sua dignidade e capacidade. Eliane Arôxa externou sua admiração pela trajetória do novo desembargador. " Passei a admirá-lo ainda mais, visto que o senhor iniciou sua vida profissional como balconista, enfrentou várias dificuldades, e hoje assumiu um cargo tão importante no Judiciário. É esse Brasil que queremos. Que seja possível crescer pelo trabalho e força de vontade".

Currículo

Natural de Recife (PE), Laerte Neves integra a magistratura do TRT/AL desde março de 1993. Em julho do mesmo ano, foi nomeado presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Porto Calvo/AL, posteriormente alterada para Vara do Trabalho, de onde tornou-se juiz titular.

Antes de ingressar na magistratura, atuou na carreira militar no Ministério da Aeronáutica e foi analista judiciário do TRT da 6ª Região. Sua formação em Direito deu-se na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).



Fonte: Ascom TRT/AL