Interior

Lagoa Manguaba transborda e ruas do povoado de Massagueira ficam alagadas; veja vídeos

TNH1 | 03/07/22 - 11h19
Foto: Divulgação

Os níveis das lagoas Mandaú e Manguaba devem aumentar nas próximas horas e ultrapassar os registros da última cheia, que aconteceu em 2017. A informação foi confirmada ao TNH1 pelo coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, na manhã deste domingo, 03.

De acordo com Pinho, mesmo se não houver chuvas nas próximas horas, o volume d'água nas lagoas deve subir e, com isso, algumas cidades às margens destes lagos devem registrar alagamentos e transbordamentos.

"Neste momento, a situação das lagoas é preocupante. Mesmo sem previsão de chuva, o nível delas deve subir nas próximas horas. Esta nova cheia deve ultrapassar àquela registrada em 2017, e podemos ter novos pontos de alagamentos nos municípios banhados por esses lagos", disse.

O coordenador ainda destacou que o fator maré oceânica alta, registrado neste momento, deve dificultar o escoamento do grande volume d'agua que está vindo dos rios. "A maré, neste momento, está alta e o mar com ressaca. Será difícil para os lagos escoarem esse grande volume de água que não para de chegar dos rios. Isso só reforça o cenário de cheia paras as próximas horas", explicou o meteorologista.

Marechal Deodoro já registra alagamentos em diversos pontos - O município de Marechal, na Região Metropolitana de Maceió, é o primeiro a sentir os efeitos do aumento do nível das lagoas. Imagens aéreas divulgadas pelo prefeito do município mostram ruas e residências do povoado de Massagueira, próximas à Lagoa Manguaba, tomadas pela água. Veja:

Em um vídeo encaminhado à reportagem do TNH1, um internauta registrou o momento em que a água invade um restaurante e atinge mesas e cadeiras. Assista.