A importância de Arapiraca para a política de Alagoas pode ser mensurada pela situação em que se encontra, neste momento, o prefeito Luciano Barbosa (MDB): assediado para fazer as pazes com seu grupo político/partidário (leia-se Renan Calheiros), ele também é reverenciado por oposicionistas ao governo estadual.
LEIA TAMBÉM
Todos interessados em contar com o apoio, na eleição municipal do próximo ano, da principal liderança – ele, Luciano – do segundo maior colégio eleitoral do Estado, atrás apenas de Maceió.
Nesta semana, Barbosa foi anfitrião do vice-governador Ronaldo Lessa (PDT), que esteve em Arapiraca sob o pretexto de visita oficial, mas que, no fundo, teve mesmo conotação política.
Ao visitar a sede da Prefeitura, Lessa ouviu a sinalização de Luciano Barbosa sobre a possível volta ao ninho governista:
“Aqui somos todos Governo. É preciso estreitar os laços. Arapiraca, como vocês sabem, tem uma importância econômica grande para o Estado de Alagoas e a parceria é uma via de mão dupla. Arapiraca ajuda ao Estado e Arapiraca sempre foi ajudada pelo Estado”.
E disse mais o prefeito/anfitrião:
“Não há como você promover o desenvolvimento de Alagoas sem levar em conta nosso município, pelo impacto evidente que Arapiraca tem na dinâmica econômica, pelo menos no Agreste e no Sertão alagoano. E com Ronaldo, pela experiência política e administrativa que tem, é importante demais a gente trocar ideias para que possamos melhorar na gestão”.
O outro lado
Na semana passada, foi o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), opositor sistemático do Palácio República dos Palmares e do grupo liderado pelos senadores emedebistas Renan Calheiros e Renan Filho, quem saiu a apregoar que ele, Lira, é o parlamentar que mais tem levado recursos a Arapiraca.
Na quinta-feira, 29, o senador Rodrigo Cunha (Podemos/AL), também de oposição ao MDB dos Renans e ao governo estadual, visitou Luciano Barbosa (MDB) e teve informações do prefeito sobre as obras estruturantes no município que estão sendo executadas com recursos obtidos por ele, Rodrigo, em Brasília.
O senador, filho natural e político de Arapiraca, se explicou:
“Muito importante acompanhar o andamento destes projetos, todos vitais para o desenvolvimento de Arapiraca e que vêm sendo tocados pela gestão do prefeito Luciano Barbosa, parceiro na condução dos destinos da segunda maior cidade do Estado, minha cidade natal e município para o qual ao longo de nosso mandato já destinamos quase R$ 80 milhões”.
De quebra, o deputado federal Paulão (PT/AL), vinculado ao grupo governista em Alagoas, tem se aliado ao colega de bancada Daniel Barbosa (PP/AL) – filho de Luciano – viabilizando junto ao governo federal investimentos para Arapiraca.
Enquanto não tiver de tomar uma posição política em relação às eleições municipais de 2024, Luciano Barbosa vai continuar usufruindo da confortável condição de ser beneficiado, administrativamente, por gregos e troianos.
Bem melhor para Arapiraca…
LEIA MAIS
+Lidas