Polícia

Líder comunitário que colaborou na investigação do caso da vereadora Marielle Franco é assassinado no Rio

09/04/18 - 13h28
Facebook/Reprodução

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga a morte de Carlos Alexandre Pereira Maia, 37, assassinado na noite deste domingo (8), na Estrada Cumaru, no bairro da Taquara, zona oeste da capital fluminense.
Alexandre Pereira, como ele se identificava, colaborava para o vereador Marcello Siciliano (PHS). Ele depôs na última sexta-feira (6) a investigadores que apuram a morte de Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes.

A vereadora foi assassinada no último dia 14 enquanto voltava para casa após participar de um debate no centro do Rio de Janeiro. O carro em que estava foi alvejado por tiros disparados por ocupante de um outro veículo. A polícia ainda investiga a autoria do crime. 

A vereadora era aliada do deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL), que ficou em segundo lugar na eleição para prefeito do Rio. 

Liderança Segundo o gabinete do vereador, Pereira era uma liderança comunitária da região da Taquara e sua função era repassar as demandas da população a Siciliano. Era um trabalho voluntário, mas ele usava um colete com o nome do vereador, assim como outras lideranças comunitárias que atuam em parceria com o gabinete.

Nas redes sociais, Alexandre publicava fotos e vídeos de ações da prefeitura no bairro.
A morte de Alexandre é investigada pela Delegacia de Homicídios da Capital, que não deu mais detalhes do caso.

Segundo o jornal O Globo, policiais do 18º BPM, que encontraram o corpo de Pereira alvejado dentro de um carro, ouviram de testemunhas que antes do crime um dos assassinos gritou: "Chega para lá que a gente tem que calar a boca dele".

"Foi com grande pesar que recebi a notícia de falecimento do nosso colaborador Carlos Alexandre Pereira. Durante o tempo em que esteve conosco, fez tudo pela sua localidade e estava sempre disponível para ajudar no que fosse necessário. Me solidarizo com a dor dos familiares e amigos", disse o vereador Marcello Siciliano, em nota.