Alagoas

Lideranças comunitárias relatam a experiência do Vida Nova nas Grotas em Fórum Internacional

11/02/20 - 12h36

Lideranças comunitárias de Maceió contaram em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, a transformação que o programa Vida Nova nas Grotas levou para a população dos locais onde moram. Júnior Nogueira, da Grota do Cigano; e Mônica Brito, da Grota do Alto da Boa Vista foram alguns dos nomes que representaram Alagoas durante o Fórum Urbano Mundial.

“Importantíssimo trazer o nome da comunidade Grota do Cigano para o Fórum, vivenciar esses dias intensos. A iniciativa do governo do Estado em dar voz às lideranças, de que nós possamos trazer nossa visão [para Abu Dhabi], falar das necessidades e benfeitorias que já foram realizadas”, ressaltou Júnior Nogueira.

Para Mônica Brito, as experiências vividas no Fórum Urbano Mundial serão levadas à comunidade. “Participar do evento foi incrível. Até ontem, o Vida Nova nas Grotas era conhecido no Brasil, e agora pudemos compartilhar tantas notícias e iniciativas boas com o mundo. Desejamos que isso seja ampliado, que novas famílias sejam atendidas e que Alagoas se torne exemplo para o mundo”, diz ela.

O coordenador do programa, Nery Almeida, também integra a delegação alagoana e fez um balanço do primeiro dia no Fórum. “É uma experiência inovadora apresentar o programa, que é sucesso mundial, para mais de 25 países. Vamos mostrar o que o governo de Alagoas vem desempenhando para resolver os problemas de mais de 300 mil pessoas que vivem nas grotas, locais que nunca tiveram um olhar diferenciado do poder público e hoje cresceram em vários aspectos. E trazer os líderes comunitários irá somar ao programa. Eles estão aqui representando quase 100 lideranças e são essas pessoas que servem de filtro para que o Executivo conheça as necessidades e desenvolva os programas que focam no desenvolvimento desses locais”, destaca.

O Vida Nova nas Grotas - realizado pelo governo estadual em parceria com a ONU-Habitat - já está no quarto anos de ações nas comunidades mais carentes de Maceió, com um saldo de R$ 87,2 milhões investidos em 53 grotas da capital. Desse total, 27 já tiveram suas obras concluídas: são intervenções que incluem a construção de escadarias, canaletas para escoamento de água da chuva, corrimãos, muros de contenção nas encostas, pontilhões, passeios e pavimentação.