Alagoas

Litoral Norte de Alagoas terá reforço no fornecimento de energia

Assessoria Equatorial | 16/10/20 - 18h05
Assessoria Equatorial

Região com grande potencial turístico em Alagoas, o Litoral Norte do estado irá ganhar reforço no fornecimento de energia. O plano de obras da Equatorial Energia Alagoas foi apresentado nesta quinta-feira (15) aos empresários e representantes do trade turístico da Costa dos Corais Alagoas, em uma reunião virtual. Com investimento de mais de R$ 50 milhões, as melhorias nas redes de alta tensão, do Sistema Norte tiveram início no mês de agosto e vão beneficiar mais de 200 mil pessoas em 13 municípios litorâneos.

As obras contemplam a construção de uma subestação em Ipioca, além da reforma e ampliação das subestações de São Luís do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Porto Calvo e Maragogi. Nessas subestações, serão instalados novos equipamentos que permitirão aumentar a capacidade do sistema e melhorar a qualidade do fornecimento de energia elétrica da região, beneficiando residências, comércios, produtores rurais e a rede hoteleira.

Ainda está prevista a construção de quatro Linhas de Distribuição de Maceió a Maragogi, com 116 km de extensão, e de uma rede de média tensão com 46,5km, totalizando 162,5km de novas redes. A implantação dessas novas estruturas facilitará as manutenções preventivas nas Linhas, dando mais confiabilidade ao sistema elétrico e também possibilitará a instalação de novos empreendimentos, contribuindo para o fortalecimento do turismo da região.

Na reunião, também foram apresentadas as ações que a empresa começou a executar ainda em 2019, como a instalação de equipamentos reguladores de tensão, recondutoramento de redes importantes que atendem ao Litoral. Com essas ações, foi possível reduzir as faltas de energia e a duração no tempo de interrupção na região.

“A apresentação dos investimentos que estão sendo previstos para o Litoral Norte, demonstra o compromisso responsável da Equatorial para com a cadeia econômica do turismo que está em pleno crescimento, suprindo o constante aumento da demanda por energia elétrica, e garantindo um fornecimento de qualidade a todos empreendimentos turísticos e a população em geral. A reunião também demonstrou a disponibilidade da presidência e sua diretoria para um trabalho junto ao trade turístico para a solução de problemas de atendimento”, declarou Luiz Cláudio de Melo, presidente da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau

“A notícia das obras é animadora e nos enche de esperança, pois a região está em franca expansão, com diversos hotéis se instalando nos municípios. É de extrema importância contarmos com esses investimentos e com o compromisso que a Equatorial tem demonstrado na assistência e pronto atendimento aos seus clientes”, afirmou Verginia Stodolni, gerente Comercial da Costazul Turismo e Receptivo e ex-presidente da Costa dos Corais Convention & Visitors Bureau.

“Com o forte crescimento do Litoral Norte do estado, a rede elétrica que atende à região estava próxima ao limite e por isso a Equatorial elaborou este plano de investimentos para ampliar a capacidade do sistema elétrico e fortalecer o desenvolvimento econômico local. Além disso, com a construção das novas linhas de distribuição, teremos uma nova alternativa de atendimento, proporcionando um fornecimento mais confiável e com maior disponibilidade, atendendo ao anseio da população e dos empresários, e também favorecer a chegada de novos empreendimentos à região”, explica o presidente da Equatorial Alagoas, Humberto Soares.

Desde quando assumiu a concessão de energia em Alagoas, a Equatorial está trabalhando para levar energia de qualidade para toda população. A distribuidora tem investido em obras, manutenção e renovação do sistema elétrico que vão desde a construção de subestações a troca de conectores de redes. Este ano, a distribuidora irá realizar a modernização das subestações do Polo de Marechal, do Tabuleiro do Martins e de Cruz das Almas. Também irá reformar a subestação de Rio Largo, e ampliar as subestações de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia proporcionando maior confiabilidade no fornecimento para os alagoanos.