Contextualizando

Luciano Barbosa emite sinais de reconciliação com os Renans Calheiros

Em 7 de Janeiro de 2023 às 08:41

Um dos fatos políticos da semana passou inicialmente despercebido: a presença do deputado federal eleito Daniel Barbosa (PP) na posse do senador Renan Calheiros Filho (MDB) como Ministro dos Transportes, na terça-feira.

Seria simplesmente um gesto de cortesia não fosse pela circunstância, relevante nesse caso, de Daniel ser filho do prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB).

Luciano sempre foi um aliado histórico do senador Renan Calheiros (MDB), era vice do então governador Renan Filho e, em 2020, rompeu com o grupo palaciano e com o partido para ser candidato a prefeito de Arapiraca pela terceira vez.

O MDB não aceitou sua candidatura, houve uma litigância judicial e, afinal, ele conseguiu se confirmar no cargo e se manter na legenda.

Na eleição do ano passado a divergência se agravou quando Luciano se aliou ao deputado federal Arthur Lira (PP), filiou o filho Daniel Barbosa ao PP e, contrariando a vontade dos Calheiros, apoiou os oposicionistas Rodrigo Cunha (União Brasil) e Davi Davino Filho (PP) ao governo e ao Senado, respectivamente.

Ambos foram derrotados e a partir daí passou a ser divulgado que Luciano Barbosa seria um alvo preferencial dos senadores Calheiros e do governador Paulo Dantas (MDB) já por conta da eleição municipal do próximo ano.

A presença do filho Daniel Barbosa – alegre, sorridente e posando para fotos ao lado do ministro Renan Filho – seria um recado de Luciano Barbosa para uma reconciliação?

Digam o que quiserem os protagonistas dos fatos, essa é uma evidência incontestável.

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas