Contextualizando

Lula vai à Sapucaí ver elogio a ele mesmo em escola de samba

Em 5 de Fevereiro de 2026 às 18:00
Texto de Letícia Fernandes:

"O presidente Lula não cogita deixar de ir ao desfile da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói na Sapucaí, no Rio, cujo samba-enredo homenageia a trajetória do petista. O desfile vai acontecer no domingo, 15 de fevereiro.

Embora o tema das escolas seja de escolha livre, a homenagem desta vez é feita a um gestor no exercício do cargo e em pleno ano eleitoral. Além disso, o desfile conta com recursos públicos. Fatos que já são alvo de questionamentos no Tribunal de Contas da União (TCU) e no Ministério Público Eleitoral (MPE).

O núcleo palaciano, entretanto, avalia não haver risco de a ida de Lula ao carnaval ser considerada campanha antecipada.'“Ele não vai desfilar, ele vai só assistir', minimizou um assessor direto do presidente.

A equipe próxima a Lula tampouco considera preocupante o fato de técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) terem recomendado a suspensão de um repasse federal no valor de R$ 1 milhão feito pela Embratur - Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo à escola de samba.

O valor faz parte de um patrocínio de R$ 12 milhões firmado pela Embratur com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), que dividiu o montante para cada integrante do Grupo Especial.

 Na avaliação da área técnica do TCU há indícios de que o repasse possa configurar desvio de finalidade e violar os princípios da impessoalidade, moralidade administrativa e indisponibilidade do interesse público, sobretudo por envolver homenagem a um presidente que vai disputar a reeleição em 2026.

Em outra frente, a oposição questiona o caráter eleitoral do desfile da escola com homenagem ao petista, em pleno ano do pleito geral nos Estados e Presidência da República.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) acionou a Justiça Eleitoral contra a Acadêmicos de Niterói por propaganda antecipada. O enredo da escola neste ano é 'Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil'.

O samba, reclamam opositores, funcionaria quase como um jingle de campanha. Nele há trechos que chamam o tradicional 'olê, olê, olê, olá, Lula, Lula' e, ainda, a marca do número 13 do PT.' 'Por ironia, treze noites, treze dias, me guiou Santa Luzia, São José alumiou. Da esquerda de Deus Pai, da luta sindical à liderança mundial'.

O petista foi convidado para assistir ao desfile pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD). O prefeito ofereceu dois camarotes da prefeitura do Rio para Lula, a primeira-dama Janja e convidados, na Marquês de Sapucaí. O presidente também estará acompanhado de ministros e parlamentares,

O carnaval deve selar a aliança Lula-Paes no Rio. Em janeiro, o prefeito anunciou que é oficialmente pré-candidato ao governo do Estado. Ele garantiu ao presidente, em encontro fora da agenda, no Palácio do Planalto, que dará palanque ao petista.

Janja já havia confirmado ao presidente da Acadêmicos de Niterói, Wallace Palhares, que estará na avenida para prestigiar o desfile.

Além de ida ao Rio, o presidente Lula também planeja comparecer ao carnaval de Salvador e do Recife entre o sábado, 14, e o domingo, 15 de fevereiro.

O presidente Lula já havia sido homenageado no enredo de escolas de samba anteriormente. Em 2012, a Gaviões da Fiel, agremiação de São Paulo, desfilou com o tema “Verás que um filho teu não foge à luta – Lula, o retrato de uma nação". Na época, entretanto, ele não estava em nenhum cargo público.

Em 2023, a Cidade Jardim, escola de samba de Belo Horizonte, entoou o samba 'Sem medo de ser feliz'."

Gostou? Compartilhe