Maceió ainda não regulamentou Projeto de Lei que permite uso da faixa azul para pessoas com autismo

Publicado em 12/06/2025, às 09h42
Faixa Azul na Avenida Fernandes Lima, principal corredor de transportes da capital. - Foto: Arquivo Secom Maceió/ Pei Fon
Faixa Azul na Avenida Fernandes Lima, principal corredor de transportes da capital. - Foto: Arquivo Secom Maceió/ Pei Fon

Por Redação

Passados mais de dois meses da promulgação do Projeto de Lei (PL) que permite o uso da Faixa Azul por pessoas com autismo em Maceió, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) ainda não fez a regulamentação. O PL autoriza que os veículos particulares que estejam transportando pessoas com transtorno do espectro autista usem a faixa exclusiva para ônibus, atualmente presente nas avenidas Fernandes Lima, Durval de Góes Monteiro e Dona Constança.

Cibele e o filho, diagnosticado com grau três de autismo
Cibele e o filho, diagnosticado com grau três de autismo

Cibele Procópio é mãe atípica e conta como a regulamentação ajudaria no dia a dia, sobretudo minimizando possíveis crises do filho no trânsito.

"A gente tem que está trabalhando com previsibilidade. Eu moro na Serraria e os atendimento terapêuticos do meu filho são na Jatiúca, então eu saio todos os dias, de segunda a sexta, junto com meu esposo, que é o condutor o carro, mas eu preciso sempre acompanhar para tentar controlar possíveis desregulações do meu filho no trânsito", diz a professora ao relatar que o fluxo lento gera na criança uma desordem sensorial e emocional.

Autor do projeto, o vereador Chico Filho disse em entrevista que o DMTT deve fazer a regulamentação ainda este mês. "O trânsito é intenso e as pessoas com esse transtorno sofrem muito dentro do carro. Chegar e sair mais rápido ajudaria essas famílias", disse.

A Prefeitura recebeu a documentação ainda no ano passado, mas sem apreciação por parte do Executivo Municipal o PL retornou à Câmara sendo promulgado pelos vereadores, no último dia 03 de abril. 

O TNH1 entrou em contato com o DMTT para saber sobre a regulamentação e foi informado que um decreto será publicado nos próximos dias com todas as regras para o uso. 

Gostou? Compartilhe