Turismo

Maceió atinge 63,19% de ocupação hoteleira no mês de abril, diz governo

Turismo de negócios se consolida no Estado, com eventos de grande porte que colaboram nos índices positivos

13/05/16 - 18h08

Um destino paradisíaco com diversas opções de lazer ou será que é um destino perfeito para o turismo de negócios e congressos? Alagoas se destaca pela versatilidade de opções para movimentar a cadeia produtiva do turismo. 

Dados da Associação de Indústria de Hotéis, divulgados nesta sexta-feira (13), revelam que mesmo em meio à crise e baixa temporada, o mês de abril fechou com a taxa de 63,19% de ocupação hoteleira em Maceió, número superior ao mesmo período do ano passado. 

A Infraero também aponta aumento no número de desembarques nos terminais do Aeroporto Zumbi dos Palmares que cresceram 3% em 2016 comparado ao mesmo período do ano anterior. O levantamento revela que no mês de abril, 73.009 passageiros desembarcaram em Maceió. 

Turismo de Negócios

O turismo de negócios tem sido uma excelente alternativa para combater a sazonalidade. No mês de abril, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso recebeu importantes eventos que movimentaram todo o segmento turístico local, como a XIX Convenção Nacional dos Alcoólicos Anônimos que atraiu mais de seis mil pessoas para a capital alagoana.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), este segmento turístico é um importante pilar para a economia alagoana. Com um público exigente, 55% das pessoas que viajam a negócios têm um grau de instrução superior à pós-graduação e gasta uma média de R$ 317 por dia. 

Centro de Convenções 

O Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso é um importante equipamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo e é fundamental na atração dos mais variados eventos. 

Com um ambiente 100% climatizado, o equipamento comporta eventos para mais de cinco mil participantes. Ao todo, são nove salas temáticas com capacidade que varia de 75 a 500 pessoas, um auditório com 464 lugares e um teatro que comporta 1.251 pessoas. 

O centro de convenções possui, ainda, um pavilhão com 4.727m², uma área de circulação de 2.270m², um foyer de 405m² e um estacionamento com capacidade para 600 carros.

Maceió atinge 63,19% de ocupação hoteleira no mês de abril, diz governo
Maceió atinge 63,19% de ocupação hoteleira no mês de abril, diz governo