Maceió

Maceió começa a vacinar pessoas de 18 anos nesta sexta-feira exclusivamente nos drive-thrus

Ascom SMS | 20/08/21 - 15h59
Gabriel Moreira

Maceió começa a vacinar nesta sexta-feira (20) a população de 18 anos contra a Covid-19 exclusivamente nos drive-thrus. A medida foi tomada para acelerar a vacinação da população adulta e dinamizar o fluxo nos drive-thrus, que caiu nos últimos dias proporcionalmente à redução da idade do público a ser vacinado.

O coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19, Claydson Moura, explica o ajuste do calendário. “Essa garotada mais jovem não tem carro, por isso, a gente tem observado o baixo fluxo de atendimento nos dois drives. Para otimizar a vacinação, utilizando toda a capacidade estrutural montada, liberamos a vacinação para os maceioenses de 18 anos, independente da letra inicial do nome, já a partir desta sexta, exclusivamente nos dois drives, em Jaraguá e na Serraria”.  

Nos demais pontos fixos, o calendário segue a organização por ordem alfabética, mantendo a vacinação para as pessoas de 19 anos de N a Z no sábado (21) e iniciando a imunização de 18 anos, segmentada pela inicial do nome, a partir do domingo (22). Nesta data, vacina-se em qualquer ponto a população de 18 anos com nomes iniciados pelas letras de A a G. O calendário 18+ segue na segunda-feira (23), com as letras de H a N e na terça (24), quando se vacinam os jovens de 18 anos com iniciais de O a Z.

“Lembramos que as pessoas de 18 anos, independentemente da letra inicial do nome, que tiverem condições de ir hoje aos drive-thrus de Jaraguá e Serraria, já poderão tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19 imediatamente”, reforça Claydson Moura.

Confira o novo calendário

Sexta-feira (20)

19 anos (H a N) – em qualquer ponto fixo

19 anos (qualquer letra) – exclusivamente nos drive-thrus

18 anos (qualquer letra) – exclusivamente nos drive-thrus

Sábado (21)

19 anos (O a Z e remanescentes) – em qualquer ponto fixo

18 anos (qualquer letra) – exclusivamente nos drive-thrus

Domingo (22)

18 anos – A a G – em qualquer ponto fixo

18 anos (qualquer letra) – exclusivamente nos drive-thrus

Segunda-feira (23)

18 anos – H a N – em qualquer ponto fixo

18 anos (qualquer letra) – exclusivamente nos drive-thrus

Terça-feira (24)

18 anos – O a Z

Remanescentes - As pessoas remanescentes de outros públicos que ainda não tomaram a primeira dose podem se vacinar a qualquer dia, independente da organização por ordem alfabética. A primeira dose estará disponível em todos os pontos, com o reforço do Corujão da Vacina, das 9h até as 21h, nos drive-thrus da Justiça Federal e do Jaraguá e nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Benedito Bentes). Os outros quatro pontos de vacinação, que mantêm o horário da vacinação das 9h às 16h, funcionam na Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), Papódromo (Vergel), Terminal do Osman Loureiro e Ginásio Arivaldo Maia (Jacintinho).

Segunda dose - A segunda dose da vacina segue disponível nos pontos de vacinação, observando que quem vai completar o ciclo com a Coronavac deve se dirigir exclusivamente ao Shopping Pátio e quem vai tomar segunda dose da Astrazeneca ou Pfizer pode ir a qualquer um dos pontos.

Filômetro e agendamento - Para melhorar o fluxo de atendimento, a Prefeitura orienta quem for se vacinar a consultar o filômetro. A ferramenta permite que o usuário observe os pontos de vacinação onde há maior fluxo de pessoas, podendo optar por aqueles onde as filas estão menores. Além disso, está aberto o agendamento exclusivo para administração da segunda dose da vacina em 20 unidades de saúde.

Documentos necessários - Para se vacinar com a primeira dose, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e comprovante de residência (original e cópia). Gestantes devem apresentara ainda a prescrição médica e puérperas (com até 45 dias após o parto) e uma declaração de nascimento do bebê.

Para a segunda dose, basta apresentar o documento de identificação com foto e o cartão de vacinação. Quem perdeu o cartão pode solicitar a segunda via no posto onde tomou a primeira dose. Pessoas com deficiência visual que ao tomar a primeira dose tenham recebido o cartão convencional podem solicitar a substituição pelo cartão em braile no ponto onde forem tomar a segunda dose. Gestantes e puérperas que tomaram a primeira dose da Astrazeneca e tomarão a segunda dose da Pfizer devem apresentar recomendação médica expressa para esta finalidade e assinar autodeclaração no local de vacinação.