Alagoas

Maceió e região registram casos de 'Maria da Penha', violência preocupa autoridades

Eberth Lins | 01/04/20 - 10h58
Arquivo/PMAL

O aumento dos casos de violência contra a mulher durante o período de isolamento social - medida recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para frear a proliferação do coronavírus - tem sido debatido entre políticos, autoridades de Segurança Pública e até já foi citado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, como sendo uma preocupação.

Na Região Metropolitana de Maceió, somente no relatório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgado na manhã desta quarta-feira, dia 1º de abril, referente às últimas 24 horas, duas ocorrências foram registradas.

Na primeira, uma mãe foi agredida pelo próprio filho, no Centro de Paripueira, na Grande Maceió.  De acordo com a SSP, a mulher foi empurrada pelo filho e caiu no chão. Os dois foram levados ao 13º Departamento de Polícia, em Paripuiera, onde o suspeito foi autuado em flagrante pelo crime de violência contra a mulher, com base na Lei Maria da Penha.

Já o segundo caso, registrado pela SSP como lesão corporal, ocorreu no bairro Santos Dumont, na parte alta de Maceió.

De acordo com a SSP, durante patrulhamento, a guarnição da Força Tática da Polícia Militar encontrou uma mulher que informou ter sido agredida no rosto pelo companheiro.  O suspeito foi localizado e levado à Central de Flagrante, no bairro do Pinheiro, onde foi autuado por violência corporal, também com base na Lei Maria da Penha.

Outros casos

O TNH1 conversou com a major Danielli Assunção, comandante da Patrulha Maria da Penha, que relatou outros dois casos na capital alagoana. 

“Em uma semana, fizemos duas prisões de agressores já monitorados por nossa patrulha. Eles achavam que a Patrulha da Penha estava de quarentena e descumpriram a medida protetiva. Fomos acionados pelas mulheres e imediatamente efetuamos prisão”, disse a major, acrescentando que as prisões foram registradas na madrugada do sábado (28) e na noite de ontem (31).

A comandante aproveitou para deixar um recado à população em geral. “Não posso falar sobre dados em geral, porque não sou porta de entrada desses registros. Mas peço que vizinhos zelem pela paz social, ao ouvirem mulheres sendo agredidas, entrem em contato com a polícia, pelo 180. É uma forma de nos ajudar no resgate de mulheres que possam estar sendo agredidas pelo companheiro durante esse isolamento”, apelou.

O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos informou, na última sexta-feira (27), que registrou, por meio do 180, aumento de 9% das denúncias de violência contra a mulher.

O TNH1 entrou com contato com a Secretaria de Segurança Pública para saber se, conforme as estatísticas da pasta, houve aumento nos registros de casos de violência contra a mulher em Alagoas, mas não conseguiu retorno até a publicação deste material.

Na tarde de ontem, durante sessão virtual, senadores também manifestaram preocupação com aumento nos casos de violência contra a mulher.

Como denunciar

Para denunciar casos de agressões, a população pode entrar em contato com a polícia pelo 180, canal gratuito e confidencial. Neste número também são disponibilizadas orientações sobre os serviços da rede de atendimento à mulher, direitos e legislação vigente.