Alagoas

Maceió sedia maior festival de divulgação científica do mundo

Assessoria | 19/02/20 - 10h39
Divulgação

Maceió será sede, pela primeira vez, em 2020, do maior evento de divulgação científica do mundo: o Pint of Science. O evento será realizado simultaneamente em 184 cidades brasileiras e em mais 28 países, com a proposta de levar ciência a bares e restaurantes. A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) é a responsável pela edição local do Pint of Science. 

O evento surgiu em Londres, em 2013, quando pesquisadores do Imperial College London propuseram que pesquisadores saíssem de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Desde então, o Pint of Science vem ganhando adeptos e arrastando um público cada vez maior. Em 2019, o evento aconteceu em mais de 80 cidades brasileiras e em 24 países ao redor do mundo.

De acordo com Klaysa Ramos, pesquisadora da Uncisal e coordenadora local do evento, a proposta é que pesquisadores de várias instituições de Alagoas apresentem dados científicos usando a linguagem do público que frequenta bares e restaurantes. Em Maceió, o evento deve acontecer em três estabelecimentos, que estão sendo definidos pela Comissão Organizadora.

“A Comissão Organizadora está selecionado temas, palestrantes e locais para a realização do Pint of Science. O evento acontece nos dias 11, 12 e 13 de maio. Nós vamos apresentar dados científicos de uma forma leve, acessível para o público leigo. É diferente do que acontece em um congresso, por exemplo, onde se fala para especialistas de uma área. A ideia é ser acessível”, afirma Klaysa Ramos.

A coordenadora local ressalta que o Pint of Science é um evento gratuito e que não é necessário inscrição. “Basta chegar ao local do evento e acompanhar a apresentação. A proposta é abordar a ciência de forma leve”, complementou.

PROGRAMAÇÃO – A programação do Pint of Science e os locais onde acontecerão as atividades devem ser divulgada em breve, segundo a Comissão Organizadora. Quem busca mais informações pode acessar a página do Pint of Science no Brasil (https://pintofscience.com.br/) ou os canais da Uncisal no Instagram, Facebook e Twitter.