Quem pretende aproveitar o litoral de Alagoas neste fim de semana deve ficar atento às condições do mar. O mais recente relatório de balneabilidade divulgado pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) aponta oito pontos de praias impróprios para banho no estado. A maior concentração está em Maceió, com seis trechos, enquanto outros dois ficam em Maragogi, no Litoral Norte.
LEIA TAMBÉM
Além das praias, o levantamento identificou dois pontos de rios impróprios para banho, no Rio Pratagy, em Maceió, e no Rio Niquim, na Barra de São Miguel. Ao todo, portanto, são 10 pontos classificados como impróprios entre praias e rios monitorados.
Maceió concentra seis trechos de praias impróprios
Na capital alagoana, os pontos considerados impróprios estão localizados nas praias da Avenida, Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca.
Na Praia da Avenida, a restrição é para o trecho da Avenida da Paz em frente ao Posto Shell. Já na Pajuçara, dois locais foram reprovados: o trecho da Avenida Dr. Antônio Gouveia na interseção com a Rua João Carneiro e o ponto em frente ao Restaurante Parmegiano.
Na Ponta Verde, também há dois pontos impróprios: um em frente à Corretora Márcio Raposo e outro na Avenida Álvaro Otacílio, entre as ruas Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto. Na Jatiúca, o trecho impróprio fica em frente ao Hotel Maceió Atlantic.
Outras praias monitoradas na capital, como Pontal da Barra, Cruz das Almas, Jacarecica, Guaxuma, Garça Torta, Mirante da Sereia e Ipioca, apresentaram pontos classificados como próprios para banho.
Maragogi tem dois pontos impróprios
No Litoral Norte, os dois trechos de praia considerados impróprios ficam em Maragogi. Um deles está localizado em frente à foz do Rio Maragogi, na AL-101 Norte, e o outro em frente à foz do Rio Persinunga.
Os demais pontos analisados em destinos como Paripueira, Sonho Verde, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, Porto da Rua, Patacho, Lages, Porto de Pedras, Japaratinga, Antunes, Barra Grande, Ponta de Mangue e Peroba foram classificados como próprios.
Confira os oito pontos de praias impróprios
- Praia da Avenida, Maceió: em frente ao Posto Shell;
- Praia da Pajuçara, Maceió: na interseção com a Rua João Carneiro;
- Praia da Pajuçara, Maceió: em frente ao Restaurante Parmegiano;
- Praia da Ponta Verde, Maceió: em frente à Corretora Márcio Raposo;
- Praia da Ponta Verde, Maceió: entre as ruas Dr. João Saleiro Pitão e Dr. Rubens Canuto;
- Praia da Jatiúca, Maceió: em frente ao Hotel Maceió Atlantic;
- Praia de Maragogi: em frente à foz do Rio Maragogi;
- Praia de Maragogi: em frente à foz do Rio Persinunga.
No Litoral Sul, todos os pontos de praias analisados foram considerados próprios para banho. A única restrição na região é no Rio Niquim, na Barra de São Miguel, a cerca de 300 metros da foz.
Cuidados após as chuvas
De acordo com os critérios adotados no relatório, baseados na Resolução nº 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a classificação considera a concentração da bactéria Escherichia coli nas amostras de água.
O relatório também recomenda evitar o banho nas 24 horas seguintes às chuvas, principalmente em praias influenciadas por cursos d’água, devido ao maior risco de contaminação. A orientação é evitar ainda áreas diretamente influenciadas por rios, canais e córregos e não ingerir água do mar, com atenção especial às crianças.
As coletas utilizadas no levantamento foram realizadas nos dias 20 e 21 de julho, e o relatório foi emitido em 23 de julho de 2026.
LEIA MAIS
+Lidas