Maceió
Covid-19: Prefeitura realiza neste fim de semana blitz em bares e restaurantes
SMTT realizará mutirão para recadastro do Cartão Bem Legal Especial
Braskem anuncia cronograma para famílias das novas áreas incluídas no Programa de Compensação
Ouro Preto ganhará creche para atender mais de 200 crianças
Educação
Rede estadual oferta mais de 17 mil vagas para novatos em Maceió; veja o calendário de matrículas
Após inquérito concluir que feto foi jogado em lixo de maternidade, família entra com processo
Alagoas
Turista de Manaus se recupera da Covid-19 no Hospital Regional do Norte
Covid-19: após apresentar piora, padre Manoel Henrique é intubado na Santa Casa
Meio Ambiente
Confira a previsão do tempo em Alagoas para o fim de semana
Com mais 460 novos registros e 9 mortes, Alagoas chega a 110.572 casos de Covid-19
Covid: Cosems vai levantar número de pessoas prioritárias para vacinação em Alagoas
MPE quer anular ato que reajustou salário de vereadores de Palmeira dos Índios durante a pandemia
Nordeste
Dos 9 Hospitais Universitários que vão socorrer Manaus, 7 são do Nordeste
Trabalhadores da Ford protestam contra fechamento de fábrica em Camaçari
Prefeitura de Salvador prevê 570 mil doses de vacina para grupos prioritários
Homem de 35 anos é morto pela companheira em apartamento de luxo de Salvador
Passageiro é picado por escorpião dentro de avião
Mercado de Trabalho
Governo do Ceará prevê concurso para 33 mil profissionais na saúde
Polícia
Jovem que estava foragido é preso por estuprar menina de 13 anos
Motorista embriagado é preso dirigindo na contramão da BR 316, em Alagoas
Condutor embriagado é preso após buzinar e gesticular para viatura da PM parada em semáforo
Jovem de 19 anos é morto com 15 tiros no Benedito Bentes, em Maceió
Em Arapiraca, mulher é estuprada após marcar encontro pelo Instagram
Pedreiro morre eletrocutado quando rebocava parede
Gente Famosa
Anitta, Iza e outros famosos protestam contra falta de oxigênio em Manaus
Música 'Bum bum tam tam' registra 284% de aumento por causa da CoronaVac
Duda Reis tem medo que Nego do Borel divulgue fotos e vídeos íntimos, diz B.O
Lady Gaga vai cantar o hino na posse de Joe Biden
Televisão
'Estamos esgrimando com loucos', desabafa William Bonner no JN sobre fake news; assista
Whindersson Nunes mobiliza famosos para mandar oxigênio para Manaus
Ajudar a Prefeitura de Maceió a traçar ações para o próximo ano. Foi com esse objetivo que maceioenses participaram de mais uma importante etapa da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. Promovida pela Secretaria Municipal de Economia (Semec), a primeira audiência pública presencial aconteceu neste sábado (24) na sede da OAB/AL, em Jacarecica. O prazo para participação da Audiência Pública Digital (APD), no Portal do Cidadão, foi prorrogado para o próximo sábado (31).
O secretário municipal de Economia, Fellipe Mamede, lembra que as audiências permitem um entendimento melhor das demandas da cidade. “Nós temos um orçamento que é construído anualmente com a participação da sociedade. O objetivo de hoje foi de colher as ações que ela entende que são prioritárias na execução do orçamento do próximo ano e o que gostaria de ver nos bairros. Então é o momento do Município ouvir a opinião da população sobre o que precisa ser priorizado pela gestão municipal na execução das políticas públicas”, disse o gestor.
Jaílton Nicácio, diretor de Planejamento Orçamentário da Semec, explica que as audiências são importantes para o poder público ouvir as necessidades das diversas regiões da capital e, assim, priorizar as ações. “É um momento importante para construir uma Lei Orçamentária mais democrática e que reflita os anseios da sociedade de Maceió. Ninguém melhor para participar das audiências do que o morador do Vergel, do Benedito Bentes, do Pontal e dos demais bairros, porque eles têm um sentimento maior do que incomoda, faz falta e sentem a deficiência de alguma política publica. É fundamental ouvi-los para que a sua prioridade esteja dentro do planejamento e da agenda pública do gestor”, pontuou. “É uma recomendação que vem do prefeito Rui Palmeira, para que a gente possa atender melhor o cidadão de Maceió”, acrescentou Jailton.
O morador da Ponta Verde, Gildelson Sampaio, representou o bairro e é consciente sobre a participação da comunidade nas decisões públicas. “É um momento interessante e muito importante para as comunidades, já que é uma oportunidade de discutir o planejamento para formular o orçamento que será aplicado em benefício da cidade. Uma audiência pública apresenta para a sociedade o momento dela fazer as suas reivindicações”, avaliou Sampaio, que também é presidente da União das Entidades Comunitárias de Alagoas (Unicom).
A audiência reuniu representantes do Município e dos moradores da parte baixa da cidade. O Ministério Público Estadual (MPE/AL), OAB e Câmara Municipal também estiveram representados. No próximo sábado, será realizada a segunda audiência na Unit do Benedito Bentes para os representantes dos bairros da parte alta de Maceió. Já a Audiência Pública Digital (APD) segue também até sábado por meio do Portal do Cidadão (www.portaldocidadao.maceio.al.gov.br).
Os participantes das audiências públicas presenciais e virtuais escolhem duas das ações que estão previstas na LOA. A Lei Orçamentária Anual é a terceira lei ordinária do sistema orçamentário previsto na Constituição Federal e na Lei Orgânica de Maceió. Nela, estima-se a receita e se fixa a despesa do Município.
A participação da população maceioense na construção de prioridades para a LOA leva em consideração o que foi planejado no Plano Plurianual do Município (PPAM) e priorizado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020. As proposições elencadas pelos cidadãos passam a compor o Projeto de Lei que será enviado até o dia 15 de outubro para votação na Câmara Municipal de Maceió (CMM).