Gente Famosa

'Maior besteira que eu fiz na vida', diz Cid Moreira sobre adoção de filho

Splash/UOL | 01/08/22 - 22h54

Cid Moreira, de 94 anos, negou novamente qualquer tipo de reconciliação com os filhos Rodrigo e Roger Moreira, após eles iniciarem uma ação judicial para interditar o pai e para que a mulher do jornalista, Fátima Sampaio Moreira, seja investigada por suposta dilapidação do patrimônio. Diante disso, o apresentador disse que a maior besteira da sua vida foi ter adotado um dos seus filhos.

O seu filho Roger, sobrinho de sua ex-mulher, Ulhiana Naumtchyk, com quem ele foi casado durante 20 anos, foi adotado após o incentivo da ex-companheira do jornalista.

"Esse homem (O Roger) é sobrinho da minha ex-mulher. Os pais dele ainda estão vivos. Então, ele era um garoto inteligente, mexia em som. Quando comecei a gravar a Bíblia foi com ele, mas sou um cara exigente e quando não gosto de uma gravação, eu repito mil vezes, se for necessário. Eu queria gravar e o cara ficava de má vontade. Agradeci e dispensei. Não quer trabalhar aqui, vai trabalhar com a ex no salão de beleza dela", disse, em entrevista à Quem.

"Influenciado por ela, acabei adotando ele por gratidão, porque ele estava trabalhando comigo. Sei lá porque fiz isso. Foi a maior besteira que eu fiz na minha vida. Esse cara vai para mídia falar que eu estava mal-alimentado. É um absurdo total, porque nem na minha época de infância que meu pai era pobre, nós passamos fome. Muita gente acreditou nisso e entrei em um pesadelo. Mas a verdade é uma só. Entraram na justiça e perderam", continuou ele.

O jornalista garantiu que não tem interesse em se aproximar dos filhos, pois, segundo ele, foi desonrado. "Eu fui jogado no lixo por causa de dinheiro. E foi a segunda vez que eles tentaram. A primeira, eles fizeram uma ondinha e tal, mas na segunda, como a internet cresceu, pegou fogo. Mas foi tudo sem prova e o pessoal, por audiência, foi abrindo as portas", afirmou Cid.

De acordo com Cid, ele trabalha muito até hoje e nunca foi processado por deixar de pagar qualquer coisa em sua vida inteira. "(...) Ficarem falando bobagens por aí. Eles queriam me interditar e cuidar de mim. Quem cuida de mim é a Fátima e muito bem, como vocês estão vendo. Foi um preço alto que paguei pela fama. Mas o Roger agiu mal desde a primeira vez que tentou me desonrar", explicou.

Entenda

Os filhos alegam que ela se apoderou dos bens de forma "ilegal e abusiva" e se aproveita da "senilidade, idade e doença de Cid, que não sabe bem o que faz".

As acusações começaram em julho de 2021, quando Rodrigo e Roger abriram processo para pedir a interdição do pai, alegando senilidade. Segundo os filhos, Fátima transferiu para a própria conta e de parentes, inclusive no exterior, mais de R$ 40 milhões que eram de Cid, vendeu 11 dos 18 imóveis dele e manteve o jornalista em cárcere privado.

Cid relata que, diferente do afirmado pelo advogado Angelo Carbone, já comprovou sua sanidade. Em entrevista a Splash, disse ainda que Rodrigo e Roger "erraram de uma maneira definitiva" motivados por "interesse financeiro". A interdição retiraria seu direito de administrar os próprios bens.

Ele já declarou que sente "vergonha" e que Roger e Rodrigo querem "atrapalhar seu casamento".

Roger vazou um áudio para tentar provar que Cid teve um caso com Fátima a partir de 2000, quando ainda era casado com Ulhiana Naumtchyk. "Cid contratou a Fátima como jornalista para uma prestação de serviços, mas ficou claro que era outra coisa. A minha mãe descobriu, e a separação foi inevitável", disse Roger.

No áudio, Fátima pergunta se poderia manter um quarto na casa do apresentador para visitar o quarto dele à noite. "Ela pode chegar a qualquer momento", responde ele.

Roger

Roger foi retirado do direito à herança de Cid. "Você continua sendo meu filho adotivo, porque não consegui reverter a adoção. Fiz um documento e deserdei você. Escrevi de próprio punho e assinei. Juntei pareceres de profissionais da saúde para provar que não estou senil. Foi um engano te adotar. Fico feliz em saber que você está sendo capaz de se manter", disse o jornalista na época.

Profissional de beleza, ele conta que começou a conviver com Cid em 1991, quando tinha apenas 14 anos, mas foi adotado somente aos 20.

Há uma ação de Roger contra Cid por homofobia e danos morais. Ele relata que, quando decidiu viver a sua vida, houve mudança na relação dos dois. A deserção teria vindo depois que ele se assumiu gay. Existem também processos por abandono afetivo, intelectual e evasão escolar, por parte do filho adotivo.