Mundo

Mais de 30 baleias morrem em praia na Nova Zelândia

Extra | 18/03/22 - 20h55
Divulgação/ Departamento de Conservação

Ao menos 31 baleias-piloto morreram em um encalhe em massa na praia de Farewell Spirit, conhecida como uma armadilha mortal para os animais, na Nova Zelândia. Segundo o Departamento de Conservação do país, guardas florestais encontraram 34 baleias no local, sendo que cinco foram reflutuadas.

Após confirmar a reintrodução dos animais no mar, o departamento atualizou que uma baleia recém-encalhada foi encontrada a vários quilômetros de distância, em Triangle Flat. Outro mamífero foi dado como morto no mesmo local. Não está claro se os animais são aqueles que foram reflutuados.

"A causa desse encalhe não é conhecida, mas Golden Bay é uma área alta de encalhe com Farewell Spit enganchando em torno da entrada norte da baía e formando extensos planos de areia entre-marés com muitos quilômetros de largura", disse o departamento.

Farewell Spit é um trecho de areia de 26 quilômetros que se projeta para o mar. A praia já foi palco mais de 10 encalhes de baleias nos últimos 15 anos, o maior deles em fevereiro de 2017, quando cerca de 700 dos mamíferos encalharam. Quase 250 morreram.

No ano passado, equipes de resgate conseguiram salvar 28 baleias-piloto de um grupo de cerca de 50 animais que haviam encalhado na praia.