Maceió

Público-alvo: mais de 300 mil pessoas ainda não se vacinaram contra a Influenza, em Maceió

Romison Florentino* | 23/04/24 - 16h33
Ascom SMS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na tarde desta terça-feira (23), os dados da cobertura vacinal contra Influenza em Maceió. Até o momento apenas 17,49% do público-alvo foram vacinados, e pouco mais de 50 mil doses foram aplicadas (51.016). O Município estima que 357.883 pessoas fazem parte do grupo que pode ser beneficiado com a imunização, incluindo idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, trabalhadores da saúde, professores, entre outros. 

Os números na prática demonstram que mais de 306 mil pessoas deixaram de se vacinar neste período. O principal objetivo é atingir cerca de 90% de todos os grupos prioritários. A Coordenação de Imunização de Maceió já havia informado que essas medidas são essenciais para que consequências mais graves acarretadas pela doença sejam mitigadas, como internações, complicações mais graves ou até mesmo óbitos.

Para o infectologista Renée Oliveira a baixa procura pela vacina representa sérios riscos para a saúde pública, já que diversos casos podem progredir desfavoravelmente. “Os grupos mais favoráveis a desenvolver comorbidades, como idosos, crianças pequenas e gestantes, podem evoluir de forma desfavorável. Idosos podem pegar pneumonia e precisar de internação, diabetes pode piorar, gerando um aumento do risco para quadros graves”, alertou o médico.

A baixa adesão já ocorre há anos, aponta o médico, causada pelas fake news e pela divulgação de opinião sem fundamento científico. “Ano a ano a situação foi piorando e colocou na cabeça das pessoas que vacina não é importante, que pode causar vários problemas e com isso principalmente os idosos foram se afastando e ficando com medo. Informações infundadas fizeram com que entrássemos  nessa paranoia”, afirmou o infectologista que completou dizendo que as vacinas disponibilizadas são excelentes, testadas e fruto de muito esforço.

A campanha, realizada sob coordenação do Ministério da Saúde, ocorre este ano, em uma única etapa para todos os grupos prioritários, e vai até o dia 31 de maio. Na capital alagoana, as doses estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, nos shoppings Maceió (Mangabeiras) e Pátio (Cidade Universitária), no CAT Praia (Ponta Verde) e nas ações dos programas Saúde da Gente e Brota na Grota.

A vacinação deste ano é trivalente e a fórmula dela é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A dosagem é constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra novas cepas do vírus Influenza. 

*Estagiário sob supervisão