Nordeste

Mais de 370 filhotes de tartaruga-marinha nascem em praia de PE

Folha PE | 14/04/21 - 10h27
Chico Bezerra

A praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, foi palco do nascimento de 378 filhotes de tartaruga-marinha da espécie pente no fim da tarde dessa terça-feira (13).

Os filhotes realizaram o percurso da faixa de areia até o mar após saírem de quatro ninhos.

Os ninhos vinham sendo observados pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

A orla do município é considerada ponto de reprodução de diversas espécies de tartarugas-marinhas e, por isso, é alvo de monitoramento intensivo, realizado 24 horas por dia. 

O ato da soltura é um momento especial, normalmente acompanhado por alunos de escolas das redes pública e privada, mas, diante da pandemia do novo coronavírus, o encontro precisou ser suspenso segundo a prefeitura.

De acordo com o Moamas, Jaboatão registra, em média, mais de 30 ninhos de tartarugas-marinhas por ano. 

O trabalho de proteção desses nascedouros tem garantido a preservação das espécies, ameaçadas de extinção devido, principalmente, à pesca com rede de arrasto, artefato que, ao se enroscar no animal, acaba matando-o. 

Por isso, a prefeitura informa que tem intensificado as ações educacionais junto à população e, principalmente, à comunidade pesqueira.