Nordeste

Mais de 90 filhotes de tartaruga marinha nascem na Praia de Boa Viagem

Diário de Pernambuco | 21/08/20 - 11h44

Noventa e quatro filhotes de tartaruga marinha da espécie tartaruga-oliva nasceram, nessa quinta-feira (20), na Praia de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O ninho era monitorado desde junho pela Brigada Ambiental, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura do Recife, em parceria com o Projeto Tamar. A tartaruga-oliva é considerada vulnerável pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês).

Após 65 dias de monitoramento, com acompanhamento da área isolada diariamente para garantir a preservação do ninho, apenas 8 ovos não eclodiram e 26 filhotes foram a óbito. O órgão isolou o espaço no dia 16 de junho com estacas e uma placa de sinalização que cita a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98). De acordo com a Lei, modificar, danificar ou destruir ninhos, abrigo ou criadouro de espécimes da fauna silvestre é crime ambiental, com penalidade de detenção de 6 meses a um ano.  

A época de desova é regida principalmente pela temperatura, ocorrendo nos períodos mais quentes do ano. No litoral brasileiro, acontece entre setembro a março, com variação entre as espécies.