Futebol

Mais duas equipes conseguem certidões e se garantem no Campeonato Alagoano 2016

12/11/15 - 14h44

Ipanema consegue certidões e vai disputar o Alagoano. Foto: Alagoas na NetIpanema consegue certidões e vai disputar o Alagoano. Foto: Alagoas na Net

Ipanema consegue certidões e vai disputar o Alagoano. Foto: Alagoas na Net

Depois de ter tido sua certidão da Receita Federal expirada, o Ipanema Atlético Clube regularizou sua situação, conseguiu todas as certidões necessárias, de acordo com o Profut, e está apto para disputar o Campeonato Alagoano de 2016.

“Faltava renovar essa certidão. O clube pagou um valor irrisório comparado aos demais que estão com pendências e está encaminhando o documento à FAF. O atraso maior para conseguir essa certidão se deu por culpa da burocracia”, contou ao TNH1 o assessor de imprensa do Ipanema, Ricardo Chagas.

Quem também conseguiu se regularizar foi o Coruripe, que na tarde desta quinta-feira entregou as certidões à Federação Alagoana de Futebol. Com isso, o Canarinho do Sertão e o Hulk se juntam ao CRB, Santa Rita, Sete de Setembro e Penedense, totalizando seis clubes que entregaram todas as certidões. Já o CSA, Murici, ASA, e CSE precisam entregar as certidões até a próxima semana para poderem disputar o Alagoano 2016.

Baseado no Profut (Programa da Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro), a nova regulamentação prevê que todos os clubes cumpram requisitos administrativos, como a apresentação das Certidões relativas a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CND), certificado de regularidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviços (FGTS) e a comprovação de pagamento dos vencimentos acertados em contratos de trabalho e dos contratos de imagem dos atletas.

Todas essas exigências serão inseridas no regulamento do Campeonato Alagoano da 1ª Divisão da próxima temporada. Os clubes que não cumprirem o novo dispositivo do Estatuto de Defesa do Torcedor (parágrafo 1º inciso II) serão rebaixados à segunda divisão do Estadual de 2017. O arbitral da competição acontece no dia 18 de novembro, em Maceió.

Relembre: Mais uma equipe entrega certidões e está apta para disputar o Alagoano

Programação do Ipanema

Para o Estadual, o Ipanema definiu no mês passado Sandro Pereira como treinador. O profissional tem passagem pela base do Grêmio-RS e recentemente comandou o Moto EC e o Gênus, ambos clubes de Rondônia.

Quanto a reforços, segundo informou a assessoria de imprensa da equipe de Santana do Ipanema ao TNH1, alguns atletas estão encaminhados, mas por enquanto não podem ter seus nomes divulgados. Dependendo das parcerias e potencial financeiro para 2016, o Canarinho irá confirmar a data inicial de sua pré-temporada, que deve acontecer na cidade de Olho D’Água das Flores.

Contando com pouco mais de 110 sócios, o Ipanema tem apresentado seu projeto publicitário às empresas que patrocinaram o clube neste ano para tentar renovação para 2016. “Por enquanto o grande empecilho para a formação do elenco é a prefeitura de Santana do Ipanema, que dava um patrocínio de cerca de 50% da folha, e hoje a gente não tem essa confirmação de valores ainda. O prefeito ainda disse que irá ajudar, mas não confirmou valores. Para fazer futebol em Alagoas, principalmente no interior, é complicado, porque os clubes são muito dependentes do apoio da prefeitura”, explicou Chagas.