Contextualizando

Mais um estranho no ninho

Em 2 de Janeiro de 2026 às 10:28

Antônio Sapucaia, de saudosa memória, foi o primeiro desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas a ousar criticar publicamente seus colegas integrantes do Tribunal de Justiça.

E o fez de forma solene, no dia da sua posse, ao encar frente a frente os seus eventuais antagonistas, citando aspectos pessoais e funcionais de cada um deles.

Até então críticas entre magistrados eram - e continuam a ser - comuns nas sessões plenárias no TJ/AL e em outros colegiados semelhantes, inclusive no STF, sob o pretexto de divergências.

Agora quem torna públicas divergências internas no nosso Tribunal de Justiça é o desembargador Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, porém fazendo uso das suas redes sociais, admitindo inclusive, por conta disso, pedir aposentadoria.

Uma posição que surpreende não apenas a comunidade jurídica, pelo perfil do desembargador, sobretudo porque, egresso do Ministério Público, Márcio Roberto ainda nem completou dois anos no cargo - foi nomeado em 11 de março de 2024 e tem cerca de 10 anos para atingir a aposentadoria compulsória.

As atitudes de Antônio Sapucaia e de Márcio Roberto se assemelham à de Joaquim Barbosa, que aos 59 anos de idade renunciou à presidência do Supremo Tribunal Federal e se demitiu do serviço público por motivos e circunstâncias que até hoje não vieram a público.

Três casos notórios de estranhos no ninho...

Gostou? Compartilhe  

LEIA MAIS

+Lidas