Nordeste

Manchas de óleo no litoral alagoano vão ser investigadas pela PF do Rio Grande do Norte

Redação TNH1 | 08/10/19 - 14h57

O surgimento de manchas no litoral nordestinou virou caso de policia, que investiga a origem do petróleo cru que poluiu o mar nos nove estados da região. 

Em Alagoas, as investigações vão ficar a cargo da Polícia Federal do Rio grande do Norte. A confirmação foi da assessoria de imprensa Alagoana. 

A Polícia Federal instaurou inquérito no último dia 02, após uma reunião com representantes de diversos estados nordestinos, realizada no Recife, Pernambuco. 

No litoral de Alagoas, já foram encontras manchas de petróleo em locais como  a praia de Lagoa do Pau, em Coruripe, no Litoral Sul do estado, local de desova de tartarugas marinhas. e, é usada por tartarugas marinhas para a desova. No final de semana a substância chegou à foz do Rio São Francisco, na região da cidade de Piaçabuçu. 

Investigações

A Polícia Federal afima que as diligências estão em andamento e contam com a participação de diversas instituições, dentre elas o IBAMA, a Marinha do Brasil, Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Ministério da Defesa (CENSIPAM).

Hoje, análises feitas pela Petrobras apontaram a Venezuela como provável origem do petróleo. A estatal realizou uma série de testes bioquímicos em amostras coletadas nas praias e, oficialmente, afirmou apenas que não era óleo produzido no Brasil.