Futebol

Manutenção do time e cálculos para o acesso: Cabo planeja reta final do CSA na Série B

Paulo Victor Malta | 31/10/18 - 16h46
Pei Fon / Portal TNH1

O CSA encerrou na manhã desta quarta-feira (31) os treinamentos em Maceió e preparou as malas para viajar no final da tarde, com destino a São Luís, onde enfrenta o Sampaio Corrêa na sexta-feira (2). O técnico Marcelo Cabo concedeu entrevista coletiva no CT do Mutange, confirmou a manutenção do time, fez cálculos para o acesso e analisou a reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. 

"A gente repete a equipe. Foi uma semana de treino aberto. A equipe me agradou muito nos últimos dois jogos contra o Coritiba e o Brasil. A gente consegue achar uma formação ideal nessa reta final, aquilo que eu vinha buscando ao longo do segundo turno, com a dificuldade que tivemos de algumas perdas durante a competição. Achei que das formações, essa foi o melhor encaixe que a gente teve". 

Assim, o Azulão está escalado com Lucas Frigeri; Celsinho, Leandro Souza, Xandão e Rafinha; Yuri, Dawhan, Didira, Daniel Costa e Hugo Cabral; Walter. 

"Claro que tem alguns jogadores que não estão na titularidade hoje, que estão muito bem, podem substituir qualquer jogador que está jogando hoje. Até porque temos uma gama de jogadores com dois cartões. Estamos preparando muito bem os jogadores que estão na equipe B, que é teoricamente que não inicia jogando, para que a gente vá precisar desses jogadores com certeza na sequência da competição pelo número de jogadores que a gente tem com dois cartões amarelos", completou. 

Com 54 pontos, o CSA ocupa a terceira posição e briga pelo acesso à Série A. O Azulão enfrenta o Sampaio nesta sexta, às 21h30, no Estádio Castelão, em São Luís, Maranhão, pela 34ª rodada da Segundona. O Portal TNH1, a TV Pajuçara e a Rádio Pajuçara FM Maceió - 103,7 acompanham a partida. 

Veja outros trechos da entrevista e a lista de relacionados. 

Contas para o acesso

"Acho que 62 é uma margem segura. Pode até ser menos na sequência da competição, dependendo da combinação de resultados. Entendemos que 62 é uma margem segura para o acesso. Estamos trabalhando com esse número de 62. Vamos tentar buscá-lo nessa sequência de competição". 

Análise dos próximos jogos

"A gente entende que agora inicia uma nova competição. Conversei com os jogadores essa semana. Os blocos se dividiram. Hoje, está bem determinado quem está brigando pelo acesso, quem está brigando pelo descenso e quem é o bloco intermediário. Dividiu-se em três blocos a competição. A gente entende que vai jogar um campeonato de cinco jogos. São aquelas sete, oito equipes que brigam pelo G-4, pelo acesso na 38ª rodada". 

"Muda um pouquinho o foco, muda a maneira de ver a competição daqui para frente. A gente precisa estudar jogo a jogo, final a final. Não tenho como ainda pensar no Fortaleza. Preciso pensar jogo a jogo. Cada jogo é uma estratégia, uma maneira de pensar. A gente conversou internamente com os jogadores, que vamos pensar jogo a jogo. Esse jogo do Sampaio é um jogo que sabemos ser de suma importância". 

Sampaio Corrêa

"Conseguimos dois bons resultados nos últimos dois jogos, principalmente vencendo em casa. E agora temos dois jogos fora e precisamos pontuar. Pegaremos um adversário que, com a chegada do Marcinho Guerreiro, vinha numa ascensão muito boa na competição, com uma sucessão de vitórias. Mas nos últimos dois jogos tem duas derrotas. A gente sabe que eles vão tratar esse jogo como o jogo do ano para eles. É um jogo decisivo que talvez seja um divisor de águas para eles". 

"Entendemos que por si só já é muito difícil enfrentar o Sampaio no Castelão. Com esse momento que eles estão pressionados por uma vitória para sair da zona do rebaixamento. Entendemos que vamos ter uma equipe que vai nos trazer muita dificuldade, mas o CSA precisa ir a São Luís para buscar os três os pontos. Com todo respeito ao Sampaio Corrêa, mas é o que essa final nos traz nesse momento". 

"Eles têm uma característica única de jogar em casa. A gente tem que lembrar que o Sampaio Corrêa é o campeão da Copa do Nordeste. Sabemos que eles têm uma característica sim de jogar em casa. É um time que busca o gol, se atira, é um time muito veloz, de muita velocidade em casa. Eles pressionam o adversário. A gente estudou bastante a equipe deles. Vamos tentar criar uma estratégia competitiva para que possamos buscar nossos objetivos lá em São Luís". 

Semana fora

"É importante. Acho que o grupo está bem focado, bem concentrado. Nosso grupo é muito unido. Mas a gente tem a oportunidade de passar uma semana junto. Nesse momento de reta final é como se a gente fizesse uma intertemporada. Vamos viajar com 22 jogadores. Para a diretoria, eu já solicitei e ela me atendeu, de irmos direto de São Luís para Fortaleza, para recuperar melhor os jogadores de um jogo para o outro". 

"Mas é bacana, eu gosto disso. A gente tem um convívio melhor. Até uma oportunidade de nós da comissão técnica e da diretoria de estar mais perto dos jogadores, trocar mais ideias. Entender o contexto coletivo e individual. Aquele jogador que você precisa bater um papo, você está ali no dia a dia do hotel. A gente consegue ter uma análise de um contexto geral, de uma recuperação do jogador, a gente pode individualizar isso". 

"É legal porque temos um regime de alimentação e descanso muito maior do que no cotidiano do dia a dia, onde os jogadores também têm que dar atenção à família. É importante a gente ter esse momento junto, justamente num momento desse, crucial da competição". 

Sem baixas

"O departamento médico zerado, ninguém suspenso por cartão. É uma dor de cabeça que todo treinado gosta de ter. Vai entrar em novembro, faltando 25 dias para terminar a temporada, com o departamento médico zerado. Volto a enfatizar e parabenizar aos departamentos médico, físico e fisiológico, porque é um trabalho integrado que a gente faz para ter todos os jogadores à disposição. Isso é muito bom. É uma dor de cabeça saudável. A gente viaja com 22 jogadores, tenho as opções necessárias para aquilo que o desenho do jogo me der, para que eu possa ter o melhor para o CSA". 

Logística

"Fizemos reuniões essa semana junto com o departamento de futebol para que a gente pudesse fazer um planejamento justamente de viajar com 22 jogadores e estar atento aqui para que, se precisar substituir algum jogador para o Fortaleza, tem todo um mecanismo preparado pelo Marcelo de Jesus, gerente de futebol". 

"Se tivermos um, dois ou três jogadores suspensos, que a gente possa fazer a troca se assim houver necessidade. Planejamos bem todas as questões dessas viagens, desses dois jogos decisivos. Tenho certeza que o CSA se preparou bem para minimizar os erros, ter erro zero em qualquer questão desses dois jogos fora de casa". 

Base do Alagoano

"A gente às vezes costuma olhar e dizer que a grama do vizinho é mais bonita, é mais verde. Às vezes, a gente vai buscar uma solução fora do clube e você tem ela dentro do clube. Fico muito feliz. Tudo que foi feito durante essa trajetória da Série B, chegar num momento decisivo e ter oito jogadores campeões estaduais jogando é sinal que soubemos trabalhar, prestigiar, potencializar quem estava aqui no estadual". 

"Às vezes nossa solução está aqui dentro de casa e a gente quer buscar fora. Essa é a prova de que o trabalho foi bem feito nessa transição de estadual para a Série B. Hoje temos oito jogadores campeões estaduais, a base do estadual para a Série B e fazendo uma Série B espetacular como o CSA vem fazendo". 

Treinos e visualização da rodada

"A gente chega hoje, treina amanhã pela manhã e vai acompanhar a rodada quinta. Infelizmente a de sexta não dá. Permanecemos em São Luís no sábado, treinaremos pela manhã e depois vamos acompanhar a rodada. Temos que estar atentos e acompanhando tudo. Lamentei que ontem não teve rodada, estamos acostumados a reservar a terça-feira para acompanhar os jogos, mas mudaram para quinta-feira. Para a gente foi bom, já estaremos concentrados em São Luís. Vamos acompanhar tudo, é importante que a gente acompanhe cada segmento da competição para estar atento a tudo". 

Recado para a torcida

"Estou sabendo que tem várias caravanas para Fortaleza. Sabemos que mesmo uma semana fora, nosso torcedor estará acompanhando com pensamento positivo e jogando com a gente no coração. Eles podem ter certeza que vamos fazer tudo para representar a nação azulina e tentar trazer os resultados positivos lá de fora. É o que a gente vem trabalhando bastante para isso". 

Relacionados

Goleiros: Lucas Frigeri  e Felipe;

Laterais: Celsinho, Rafinha, Wellington Silva e Velicka;

Zagueiros: Elivelton, Mateus, Leandro Souza e Xandão;

Volantes: Yuri, Dawhan e Pio;

Meias: Juan, Daniel Costa, Didira, Echeverria e Jonh Cley;

Atacantes: Rubens, Neto Berola, Walter e Hugo Cabral.