Futebol

Marcelo Cabo exalta virada do CSA sobre o Sampaio: "Vitória da superação"

Paulo Victor Malta | 03/11/18 - 17h16
Pei Fon / Portal TNH1

O técnico Marcelo Cabo não poupou elogios ao elenco do CSA após a virada de 3 a 2 sobre o Sampaio Corrêa na noite da sexta-feira, no Estádio Castelão, em São Luís, Maranhão. O treinador marujo ressaltou a entrega da equipe mesmo jogando com um homem a menos, mas alertou que é preciso pontuar nos últimos quatro jogos para alcançar o acesso para a Série A. 

"Uma vitória da superação. Vitória da entrega, da garra, da disposição. A gente leva três pontos muito importantes daqui de São Luís para a nossa trajetória. Temos que continuar com os pés no chão, muita humildade. A gente precisa ainda conquistar pontos na sequência da competição. A gente viu o quanto é difícil a Série B. Você viu que a gente foi para o intervalo perdendo, perdeu um jogador, ficou com menos um. E não é toda hora que vai acontecer o que aconteceu hoje, de virar um jogo fora de casa com menos um". 

"Precisamos ter um entendimento para ter um jogo mais controlado, para não sofrer o que sofremos aqui. Mas o importante foi sair no final com a vitória. Uma vitória muito importante para as nossas pretensões dentro da competição", completou. 

Com a vitória, o Azulão chegou aos 57 pontos e reassumiu a vice-liderança da Série B. O próximo compromisso é contra o líder Fortaleza na terça-feira (6), às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza, Ceará, pela 35ª rodada da Segundona. 

Por meio da assessoria de comunicação, o CSA informou que o zagueiro Leandro Souza teve uma entorse no tornozelo esquerdo e vai voltar para Maceió. O zagueiro Rony segue viagem para Fortaleza e fica à disposição de Marcelo Cabo para o jogo de terça-feira. 

Veja outros trechos da entrevista com Marcelo Cabo. 

O jogo

"Vitória importante, haja vista a adversidade que o jogo se desenhou. A gente começou muito bem o jogo, muito equilibrado. Acabamos fazendo 1 a 0, onde tudo estava muito bem controlado, mas houve um apagão, uma pane nos últimos três, quatro minutos do primeiro tempo. Tomamos dois gols. A gente precisa amadurecer mais esse final de jogo, ser mais malandro, mais esperto. Precisamos furar mais a bola, quebrar o jogo, picar o jogo, quando estamos na frente do placar, como fizemos no final do segundo tempo". 

"Voltamos para o intervalo e precisávamos não deixar o ânimo dos jogadores cair, eles desceram muito abatidos. Tivemos um ótimo intervalo, motivamos eles, mostramos a eles que éramos capaz de nos superar no segundo tempo. Criamos as correções necessárias para que pudéssemos não sofrer o que sofremos no primeiro tempo, principalmente no nosso setor esquerdo, onde o Sampaio estava chegando muito bem". 

"E aí a gente começa até bem o segundo tempo. Mas aí eu faço as duas alterações, logo depois o Dawhan sente e a gente precisou fazer a terceira alteração. Logo depois a gente perde o Leandro. O quadro que se desenhou foi um quadro completamente desfavorável. A gente consegue remontar a equipe dentro do jogo, se equilibrar. A entrada do Berola era uma entrada que eu estava prevendo para os 25 minutos, precisei fazer antes. Era justamente no lugar do Dawhan, porque o Dawhan estava reclamando de um cansaço no músculo posterior no final do primeiro tempo". 

"Colocamos o Berola, reorganizamos o time com a perda do Leandro e conseguimos empatar o jogo. Nesse empate, a gente se organiza no jogo, vira o jogo e vem um lance muito legal. O Rubens pede para ir para a zaga e diz: "Professor, pode deixar que eu vou segurar lá atrás". A gente trouxe o Yuri para volante e deixamos o Hugo e o Neto nas beiradas para segurar a bola na frente". 

Neto Berola e Hugo Cabral

"Força do elenco. Jogador que foi muito questionado. Temos que entender que o Neto veio de umas férias. Ele chegou aqui muito abaixo. A gente colocou ele para jogar, para pegar ritmo de jogo. Achamos um momento bom para tirá-lo, para poder condicioná-lo. Eu sabia que no momento certo... O Neto foi meu jogador no Emirados Árabes, fui eu que pedi a diretoria a contratação. O Raimundo, o Rafael e o Fabiano atenderam. Eu sabia". 

"É um jogador com histórico de Atlético-MG, Santos, Coritiba e tantas outras equipes do futebol brasileiro. É um jogador de alto nível. A gente sabia que quando o Neto se condicionasse física e tecnicamente, ele iria nos ajudar. Graças a Deus foi nessa sequência da competição, onde tem jogos decisivos. Grandes jogadores aparecem nos momentos decisivos. Dois jogadores que vinham sendo muito questionados pela torcida e pela imprensa, que são o Neto e o Hugo, mostraram o valor deles para a equipe. Mas não foi a vitória do Neto, foi a vitória do elenco, da superação, que a gente conseguiu levar essa importante vitória para Maceió". 

Reconhecimento

"Essa vitória é para a nação azulina, para a nossa diretoria, para os nossos conselheiros, para a nossa equipe de comissão técnica. A gente não ganha o jogo só quando chega aqui. Tem o pessoal que fica lá no apoio, o pessoal que abre o portão, as tias da cozinha, a manutenção do campo. Essa vitória é de todos, não é só do Neto e de quem só está aqui. Essa vitória é do CSA. Uma menção especial para todos os jogadores. Se superaram, foram além do limite. Foi muito bonito ver esse final de jogo. Sempre isso, é o lema do CSA, união e força. Dedicar essa vitória para a nação azulina. Continuem com a gente, continuem nos apoiando".