Geral

Marinela vence disputa e é a primeira presidente mulher da OAB/AL

18/11/15 - 19h34

Marinela comemora a vitória (Crédito: Ascom OAB)

Marinela comemora a vitória (Crédito: Ascom OAB)

Atualizada às 21h02

A advogada Fernanda Marinela, da chapa1 “Avança OAB”, foi eleita, durante pleito ocorrido nesta quarta-feira (18), como a primeira mulher presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas. Com ela, se elegeram também o vice-presidente, Ednaldo Maiorano, o secretário-geral Davi Antônio Lima, o secretário-geral adjunto, Rubens Marcelo Pereira, e a tesoureira, Maria Thaisa Gameleira dos Santos Barbosa.

Vídeo: A polêmica eleição da OAB-AL

Eleições OAB-AL: candidatos respondem a perguntas do TNH1

A chapa elegeu ainda como Conselheiro Federal os advogados Everaldo Patriota, Felipe Sarmento, Thiago Bomfim, Adrualdo de Lima Catão, Marié Alves Miranda e Raimundo Palmeira. Nesta nova gestão, a Caixa de Assistência dos Advogados continua sendo presidida pelo advogado Nivaldo Barbosa Júnior.

Para a Comissão Eleitoral,o pleito pôde ser considerado tranquilo. “Não tivemos nenhum incidente grave. Sem problemas com urnas ou votantes. Tudo transcorreu de forma tranquila até o último momento”, disse o presidente da Comissão Eleitoral, Marcos Guerra Costa.

O pleito, ocorrido na sede da Instituição, em Maceió, contou com dezessete urnas eletrônicas e três de cédulas, disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL). Ao todo votaram em Alagoas 4.805 advogados. Destes 1.809 apoiaram a candidata Fernanda Marinela, 1653 votaram no advogado Fernando Falcão e 1198 escolheram Roberto Mendes. Houve ainda 67 votos brancos e 78 nulos.

A eleição também definiu os presidentes das Subsecções. Em Arapiraca a vitória para a presidência da Subsecção foi do advogado Héctor Igor Martins e Silva, da Chapa “Avança OAB – Arapiraca”. Em São Miguel dos Campos, o advogado Aluísio Rosendo, que concorria à reeleição, foi o vencedor, pela chapa “Nossa Ordem é Trabalho”. Em Penedo, o vencedor foi o advogado Valter Brito Dias, da chapa “Advogados por uma nova Ordem”. Em Santana do Ipanema, o vencedor foi o advogado Cícero Angelino Santana, pela chapa “A União e Participação continua”. Em União dos Palmares, a vitória foi da advogada Magda Fernanda Lopes, da chapa “Avança OAB”. Já em Palmeira dos Índios o vencedor foi o advogado Klenaldo Silva Oliveira, da chapa “Advogados por uma Nova Ordem”.

A NOVA PRESIDENTE

Fernanda Marinela é especialista em Direito Público e Administrativo. É professora de pós graduação, autora de diversos livros. É Conselheira Federal da OAB Alagoas e presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada.  

A contagem dos votos foi acompanhada de perto por Fernanda Marinela, que recebeu o resultado bastante emocionada. “Estou muito feliz. Eu vou ser exemplo e história para a advocacia alagoana e todas as mulheres sentirão orgulho de mim. Vou ter como prioridade a defesa das prerrogativas e o diálogo com a sociedade”, disse.

FUNCIONAMENTO

Devido as eleições a sede da OAB Alagoas ficará fechada nesta quinta-feira (19), para arrumação do prédio que serviu como local de votação. Na sexta-feira (20), a sede também não funcionará devido ao feriado do dia da Consciência Negra.