Rio 2016

Marinha acerta parceria para receber treinos de Usain Bolt no Rio

19/05/16 - 19h04
EBC

Os seis ouros olímpicos do jamaicano Usain Bolt nas provas mais rápidas do atletismo o credenciam como uma das principais estrelas aguardadas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Antes das provas de velocidade no Estádio do Engenhão, Bolt e sua equipe têm um período de treinamento programado para o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan), da Marinha, na zona norte do Rio.

A equipe de atletismo da Jamaica é uma das que acertou parceria com a Marinha para treinar nas instalações esportivas do Cefan, que fica na Avenida Brasil, uma das vias mais movimentadas do Rio e que funciona como principal ligação da zona oeste e da Baixada Fluminense com o centro da cidade.

A programação dos militares para o período anterior aos jogos inclui ainda a equipe de boxe de Cuba, o judô de Portugal, os atletas do pentatlo moderno da Coreia do Sul e o futebol feminino da Nova Zelândia. Porto Rico deve mandar três equipes diferentes para o Cefan: atletismo, luta esportiva e taekwondo.

Durante o período dos Jogos, que começam em 5 de agosto, o Cefan será um dos centros oficiais de treinamentos que poderão ser requisitados pelas delegações, com a mediação do Comitê Rio 2016. Nesse período, o centro estará aberto para equipes de vôlei, futebol e polo aquático.

"É uma honra muito grande receber esses atletas do mais alto nível, que, além disso, vão contribuir para o esporte nacional em função da convivência que vão proporcionar para os nossos militares e nossos atletas", disse o comandante do Cefan, almirante Carlos Chagas Vianna, que afirmou ainda ser cedo para fazer uma estimativa de quantos estrangeiros passarão pela instalação da Marinha.