Alagoas

Marinha alerta para possibilidade de ventos de até 60 km/h e ondas de até 3 metros em Maceió

Redação TNH1 | 18/07/19 - 20h25

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) divulgou uma nota à imprensa nesta quinta-feira (18) alertando sobre a passagem de um sistema frontal que pode provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste e ressaca com ondas na região litorânea de Alagoas, mais ao sul de Maceió, até o dia 21 pela manhã.

Confira o comunicado na íntegra:

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), participa que a passagem de um sistema frontal poderá provocar ventos de direção Sudoeste a Sudeste, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), no litoral do estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 21 pela manhã. O mesmo sistema poderá provocar ventos de direção Sul a Sudeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 21 pela manhã.

Devido ao deslocamento do sistema frontal citado, poderão ser observadas ondas, em alto-mar, de direção Sul a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,5 metros, no estado da Bahia, ao sul de Salvador (BA), até o dia 21 pela manhã; e de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 3,0 e 4,0 metros, entre os estados da Bahia, ao norte de Salvador (BA), e de Pernambuco, ao sul de Recife (PE), até o dia 21 pela manhã.

Ainda devido à passagem desse sistema frontal, há condições favoráveis à ocorrência de ressaca com ondas de direção Sudoeste a Sudeste, com altura entre 2,5 e 3,0 metros, entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Santos (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul do Cabo de São Tomé (RJ), até o dia 21 pela manhã, e, ainda, entre o litoral dos estados do Rio de Janeiro, ao norte do Cabo de São Tomé (RJ), e de Alagoas, ao sul de Maceió (AL), até o dia 21 pela manhã.

Após a passagem do sistema frontal, o estabelecimento de um sistema de alta pressão poderá provocar ventos de direção Leste a Nordeste, com intensidade de até 60 km/h (33 nós), entre o litoral dos estados de São Paulo, ao norte de Peruíbe (SP), e do Rio de Janeiro, ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre o dia 19 à tarde e o dia 21 pela manhã.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

Adicionalmente, as informações meteorológicas podem ser visualizadas na página do Serviço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo "Boletim ao Mar", disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).