Alagoas

Melhores empresas para se trabalhar em Alagoas são premiadas na 5ª edição do GPTW

Redação TNH1 | 15/01/20 - 11h50
Fotos: TNH1 e MKT/PSCOM

Cinco instituições foram reconhecidas, nesta quarta-feira, 15, numa solenidade de premiação realizada no Hotel Ritz Lagoa da Anta, em Cruz das Almas, como as melhores empresas para se trabalhar em Alagoas no ano de 2019.

A conquista de empresas e colaboradores é reconhecida internacionalmente e é resultado de uma parceria entre o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), Great Place to Work Brasil (GPTW) e a Associação Brasileira de Recursos Humanos Regional Alagoas (ABRH-AL).

As vencedoras deste ano foram: 

1º - Analise Assessoria Contábil
2º - V2 Construções
3º -  Casa Vieira 
4º - Tamo Junto Entretenimento
5º - Maple Bear Canadian School

Para o diretor executivo do PSCOM, Leonardo Sampaio, a ideia traz para Alagoas a oportunidade de ter instituições focadas na melhoria da qualidade de trabalho das pessoas na empresa. "A 5ª edição do GPTW vem mostrar a preocupação do mercado alagoano que, somente com pessoas, as empresas podem evoluir", disse.

Sampaio também afirmou que o mundo tem passado por transformações e é importante que as empresas consigam reagir bem ao novo cenário. "Há novos negócios, tecnologias que mudam ramos de atividade, sendo ameaça e oportunidade, então esse cenário só consegue ser ultrapassado quando temos em nosso entorno pessoas competentes, focadas no futuro, que estão no mesmo propósito e na mesma estratégia da empresa", destacou.


28 empresas na disputa

Neste ano, 28 empresas se inscreveram no GPTW, sendo 12 certificadas e cinco contempladas. A presidente da ABRH-AL, Jennifer Lins, parabenizou o engajamento das participantes.

"A lista de hoje tem um significado muito especial porque 2019 foi um ano muito difícil para as empresas. Ela só tende a crescer não só em tamanho, como em maturidade. Essa é a ideia. As empresas se tornem mais maduras, melhores práticas em gestão de pessoas e automaticamente ao invés de ficar mais fácil, vai ser mais difícil, pois a régua de avaliação vai subir", avaliou.

A presidente da ABRH-AL destacou ainda a presença de novas instituições no evento. "É muito bacana. Isso motiva os concorrentes, outras empresas do mesmo ramo, como também as empresas que, infelizmente, se em um ano se classificou e nesse ano não, elas podem na próxima edição fazer mais e melhor para poder entrar", explicou Lins.

Jennifer Lins ressaltou também a importância do setor de Recursos Humanos das empresas para mobilizar colaboradores em acreditar no projeto. "O RH mobiliza os funcionários, convence a diretoria a se inscrever, mobiliza os líderes, faz com que o colaborador veja a pesquisa como algo bom, e que não beneficie apenas a empresa. É um trabalho árduo de motivação e para que as pessoas respondam de forma sincera. Então trabalho do RH nesse sentido é muito importante", disse.

Fazendo a diferença

Já a diretora da regional Pernambuco e Alagoas do GPTW, Danielle Maciel, afirmou que são as pessoas fazem o diferencial nas empresas. "A importância é a gente reforçar cada vez o quanto o colaborador é parte do desenvolvimento. Quando um CEO entende isso, a valorização das pessoas, as pessoas produzem mais, se engajam mais. E consequentemente ele vai ter uma credibilidade maior. Diante de tantos serviços, de tantas empresas fazendo o mesmo, se eu não entender que são as pessoas que fazem esse diferencial acontecer, eu vou estar o tempo todo me equivocando", explicou Maciel.

Segundo a organização, uma série de questões que tratam de cinco pilares da gestão empresarial é responsável pelo critério de avaliação, entre elas a confiança entre o líder e o liderado. O GPTW também pode intervir com fiscalizações, consultas com colaboradores para saber se de fato a empresa merece ser reconhecida, e outros procedimentos.