Mundo

Mentor do atentado está entre os mortos em tiroteio, diz jornal americano

18/11/15 - 19h24

O belga Abaaoud teria resistido ao cerco policial em Paris (Crédito: Reprodução)

O belga Abaaoud teria resistido ao cerco policial em Paris (Crédito: Reprodução)

Na batida policial intensa que ocorreu nessa quarta-feira (18), em Saint-Denis, arredores de Paris, um dos três mortos seria o mentor dos últimos atentados na cidade, Abdelhamid Abaaoud.

A informação foi veiculada em vários jornais internacionais, entre eles o Washington Post.

Durante um cerco de sete horas, mais de 100 policiais fortemente armados entraram em um prédio e, após uma troca de tiros, três supostos terroristas foram mortos. Os militantes estariam preparando um novo atentado, agora no centro financeiro parisiense.

As fontes que informaram que o belga Abdelhamid estava morto trabalham nos  serviços de inteligência, baseadas em testes de DNA e outras evidências. Eles pediram anonimato. 

Até o momento, foi confirmado apenas que uma mulher-bomba se explodiu e outro militante morreu durante a operação da polícia em um apartamento em Saint-Denis.

A célula jihadista estaria planejando realizar um ataque ao distrito comercial parisiense de La Defense. Ao todo, oito pessoas foram presas na operação, que começou com uma troca de tiros. 

Durante uma entrevista coletiva, o promotor francês François Molins disse que ainda não é possível identificar as pessoas presas na operação de hoje. No entanto, ele afirmou que Abaaoud não está entre elas.