Alagoas

Microempreendedores e produtores rurais alagoanos recebem prêmios do BNB por suas histórias de transformação

Assessoria Banco do Nordeste | 29/10/21 - 19h00
Foto: Divulgação

Um momento de reconhecimento aos empreendedores de Alagoas que transformaram seus negócios - e suas próprias realidades - por meio do microcrédito do Banco do Nordeste e pelos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Na solenidade de entrega do XIV Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e VI Prêmio da Agricultura Familiar, em Maceió, nesta sexta-feira, 29, foram homenageados clientes de diversas regiões da área de atuação do BNB no Estado e de diferentes setores da economia.
 
Crediamigo e Agroamigo - O Prêmio de Microfinanças reconhece empreendedores atendidos pelos programas de microcrédito urbano, o Crediamigo, e rural, o Agroamigo. Entre o público do Crediamigo, a vencedora na categoria Sustentabilidade foi Lucineide Bispo dos Santos, de Arapiraca. A premiada é cliente do programa desde 2014 e se dedica as atividades da pintura em tela e decoração de ambientes utilizando produtos reciclados, realizando um trabalho de estímulo ao empreendedorismo feminino, por meio da capacitação de mulheres para a transformação de material reutilizáveis. "Quando fiz o primeiro empréstimo com o Crediamigo, perguntaram o que eu ia conseguir fazer com R$ 500,00. Meu trabalho mostra que é possível empreender e sobreviver utilizando materiais simples, por meio da reciclagem e criatividade", conta Lucineide. Atualmente, ela desenvolve o projeto “LuArte e Recicla, transformando lixo em luxo” e apresenta o programa Arte e Cultura, na TV Liberdade de Alagoas.
 
Na categoria Inovação e Tecnologia, o troféu ficou com Jamilly Alves de Oliveira, com produção industrial de bolos, salgados e doces, em Mata Grande e, entre os concorrentes de Produção e Comercialização, a vitória foi de Mileide Patrícia Souza, que evoluiu para proprietária de um salão de beleza e serviços de estética, em Maceió. Natália dos Santos Silva é cliente do Agroamigo, atendida pela unidade de Palmeira dos Índios. Jovem agricultora, pratica, com os pais, a atividade da agroindústria do milho.  Com o apoio do microcrédito rural do BNB, investiu na compra de um processador, utilizado para o beneficiamento do produto, além de um freezer para estocar a massa que dá origem a produção de pamonhas e bolos comercializados na região.

(Foto: Divulgação )
(Foto: Divulgação )

 
"O Programa acreditou na força e empreendedorismo do jovem, acreditou em mim e possibilitou o desenvolvimento de uma atividade em que posso trabalhar com minha família, beneficiando a todos”, ressaltou.
A ganhadora da categoria Inovação e Tecnologia foi Ana Cleia Tributino dos Santos, que investiu na tecnologia para incrementar a produção na bovinocultura de leite, em Santana do Ipanema; já na categoria Sustentabilidade, Ednaldo Francisco da Silva, de Palmeira dos Índios, ficou com o troféu. Ele atua na fruticultura com a implementação de sistema de irrigação por aspersão e adubação orgânica.
 
Agricultura Familiar - Moises Catu da Silva, de Belo Monte, foi o vencedor do VI Prêmio Banco do Nordeste de Agricultura Familiar na categoria Inovação e Tecnologia. Moisés se dedica à atividade da bovinocultura do leite. Com a ajuda do BNB, adquiriu um kit de energia solar com placas e inversores, reduzindo os custos de produção e permitindo a utilização de tanque de resfriamento de leite em sua propriedade. "Sem o Banco do Nordeste não existia sertão. Nós não poderíamos sobreviver. Se a gente descrever o que gente vive, 100% existe pelo apoio do Banco do Nordeste, Crediamigo, Agroamigo, Pronaf", afirmou o produtor.
 
O prêmio na categoria Beneficiamento e Comercialização ficou com Valmir Pereira da Silva, de Batalha, que investiu no suporte forrageiro do rebanho e na agroindústria para o beneficiamento do leite; na categoria Sustentabilidade, o vencedor foi José Wiliam Soares Brito, também de Batalha e que, com a ajuda do Banco do Nordeste, adquiriu uma ordenhadeira mecânica e investiu no manejo diferenciado dos resíduos animais, transformando o esterco em adubo que é direcionado para as suas plantações de milho e palma forrageira.
 
Reconhecimento
- O superintendente estadual do Banco do Nordeste em Alagoas, Sidinei Reis, recebeu os premiados, representantes da comissão julgadora e parceiros institucionais na solenidade. Ele destacou que a força do empreendedorismo nos pequenos negócios e da agricultura familiar sempre foi reconhecida pelo Banco, que trata de forma diferenciada o crédito para esses segmentos. “Ano passado, no maior período da crise desencadeada pela pandemia de covid-19, a importância desses microempreendedores e trabalhadores rurais se mostrou ainda mais evidente e o BNB, na contramão do que ocorreu em outras instituições financeiras, cresceu no apoio a esse público’, disse.
 
Comissão julgadora
- Os clientes premiados foram selecionados por uma banca composta por representantes do Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater); da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag); da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri – AL); da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades – AL); da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomercio); da Universidade Federal de Alagoas, e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).