Alagoas

Microempresas contam com marketing digital gratuito durante a quarentena

Agência alagoana disponibiliza e-book com dicas de gerenciamento de imagem no universo digital e um card grátis para quem comanda um pequeno negócio

Assessoria | 06/04/20 - 14h02 - Atualizado em 06/04/20 - 14h05

Em todo o mundo, governos e organizações estão se mobilizando e incentivando a paralisação das atividades comerciais em prol do combate ao novo coronavírus. As medidas anunciadas para conter a propagação do vírus, a exemplo do distanciamento social, trouxeram incertezas e transformações no modo de vida da sociedade e na gerência, sobretudo, do pequeno negócio. Diante da atual situação, uma agência de marketing de Maceió decidiu lançar um projeto com serviços gratuitos de apoio aos micro e pequenos empreendedores locais. 

Com o objetivo de incentivar o uso das mídias digitais como principal ferramenta para se relacionar com os clientes durante esse período de quarentena, o grupo, composto por profissionais de comunicação, desenvolveu o  guia chamado Imagem: gestão da imagem digital, com dicas de gerenciamento de imagem, o que vem contribuindo para que o pequeno empreendedor permaneça ativo.

Por meio desse guia, foi apresentado o passo a passo de como se destacar no site de pesquisas do Google, como produzir conteúdos relevantes no Instagram, além de dicas de marketing digital e comunicação em tempos de crises.

"A proposta do nosso e-book é fornecer insights, dar um ponto de partida, mostrar como se inserir nesse universo online e projetar a sua marca nas redes sociais. A partir dele, de forma básica, o leitor se sentirá capacitado e pronto para colocar todo o conhecimento adquirido em prática", explica Andrew Pereira, idealizador do projeto e gestor da N’areia Digital.

Para apoiar essa transformação digital, o time também iniciou um processo de produção de cards, ou seja, peças gráficas para os negócios que aderiram ao delivery ou ao ‘pegue e leve'.  "Muitas empresas passaram a realizar esse tipo de atendimento e não sabiam como podiam divulgar o serviço de entrega. Então, nos disponibilizamos a confeccionar esse material para auxiliar os microempresários a superarem os desafios nesse momento em que o delivery está sendo uma das principais fontes de vendas”, comenta Flávia Matos, colaboradora do projeto.

Investimento virtual muda realidade

Há 3 anos vendendo produtos orgânicos exclusivamente em feiras físicas, Eva Moraes, da Eva da Terra Bem Orgânicos, sempre enxergou as potencialidades das redes sociais, porém, não sabia qual passo dar para se inserir no meio.

“Tentei alcançar meu público apostando em fotos avulsas e não obtive resultados. Até que, em meio à crise, conheci o projeto e fui ‘abençoada’ por essa ação. Com o ebook consegui identificar onde estava errando e, após dez dias sem vender nenhum produto, divulguei a peça gráfica e ganhei seguidores, vi pessoas entrando em contato e, finalmente, realizei minha primeira venda. É muito emocionante ver a força que pequenos gestos de solidariedade mudam as nossas vidas,” relata a empresária.

Influenciadores do Bem

Contudo, o projeto não se limita somente a essas atividades. Percebendo a dificuldade de alcançar um público online, a agência também lançou uma campanha intitulada 'Influenciadores do Bem', na qual tem reunido, em um grupo de Whatsapp, diversas pessoas interessadas em divulgar para outras os serviços dos pequenos negócios alagoanos, unindo, dessa forma, quem tem o produto com quem pode ser um potencial cliente.

“As incertezas que essa crise trouxe prejudicaram o lançamento da nossa agência. Mas não podíamos ficar parados, tínhamos a expertise e pensamos: por que não unir nosso conhecimento com algo que a sociedade está precisando? Decidimos ser aquela força, a contribuição que esses negócios precisavam. Assim nasceu o projeto”, comentou Clarice Lima gestora da N’areia Digital.

A iniciativa de se lançar no mercado num momento de crise obteve um resultado surpreendente aos olhos da equipe de profissionais da agência de Marketing Digital alagoana. De acordo com Andrew Pereira, com cinco dias de mercado, oficialmente, 20 pequenos negócios foram assessorados gratuitamente e atingiram mais de 600 visualizações do e-book.

“Ainda estamos abertos a receber quem precisa de uma consultoria nesse momento tão delicado que estamos passando. Em nossas redes sociais iremos continuar dando dicas e atualizações do mercado digital”, finaliza o gestor da N’areia Digital.

Para ter acesso gratuito ao e-book, clique em bit.ly/nareiaebook