Sempre faço o mingau pitinga pros meus amigos e família. Receita de origem indígena, o nome vem do tupi “apé tínga”, que pode significar “algo branco”. Tá no livro Delícias da Cozinha Alagoana, das Irmãs Rocha: massa puba, cebola, leite de vaca e de coco. Mas a versão que mora no meu coração é a da minha mãe, dona Nia — só massa puba, leite de coco e água. Simples, azedinha do jeito que ela gostava, e acompanhada de um peixe bem feito.
Pra minha feliz surpresa, o chef Danilo Motobu (@motobuval), do restaurante Mahr (@mahrgastronomia), colocou essa delícia no Menu Executivo de julho, com camarões. Um presente. Fui lá provar, claro, amei essa homenagem tão saborosa.
Mingau Pitinga com camarão
A massa puba (também chamada de carimã) vem da fermentação natural das raízes da mandioca. Ela é batida com água, leite de coco e levada ao fogo até virar mingau — base perfeita pra camarão, carne seca ou peixe curado.
Espeto de polvo com bacon
Como funciona o Menu Executivo do Mahr? De terça a sexta, das 12h às 16h, com entrada e prato principal no valor de R$ 89,00. O mingau pitinga é um dos pratos principais. De entrada, são duas opções para escolher uma: yakitori de polvo (espeto de polvo com bacon, sumisô, salada de verdes e talo de coentro) ou malfuf de massunim (charuto árabe de massunim, leite de coco, sour cream e sumac).
Charuto árabe de massunim
No prato principal, além do mingau pitinga com camarão, também tem moqueca de peixe com arroz branco, coentro e pimenta.
Moqueca de peixe
Rota: Mahr Gastronomia
Preço do almoço executivo: R$ 89,00 (entrada e prato principal)
Funciona de terça a domingo das 12h ás 16h/ das 18h ás 23h
R. Industrial Breno Lins Cansanção, 49 – Jatiúca, Maceió