Saúde

Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para pessoas com mais de 60 anos

UOL | 28/09/21 - 12h27
Mufid Majnum Unsplash

O ministro da Saúde Marcelo Queiroga anunciou hoje que idosos acima de 60 anos também receberão uma dose de reforço da vacina contra a covid-19. Ainda em isolamento nos Estados Unidos após ter sido diagnosticado com a doença, Queiroga fez o anúncio por meio de um telão durante um evento que marca os mil dias do governo federal em João Pessoa. Ele usava máscara na gravação

"É possível hoje, no final do mês de setembro, já ofertar para os idosos brasileiros uma dose de reforço da vacina. Além dos idosos com mais de 70 anos, os profissionais de saúde que já foram anunciados e contemplados com o reforço, agora o Ministério da Saúde vai atender aqueles com mais de 60 anos. São cerca de 7 milhões de brasileiros nessa condição", disse Marcelo Queiroga

Presente no evento, o ministro interino da Saúde, Rodrigo Cruz, ressaltou que a dose de reforço será ofertada seis meses após a segunda, conforme já havia sido divulgado para outros públicos. Segundo ele, a decisão ocorreu após a análise de dados feita pela pasta.

"Ao avaliar os dados, a gente verificou a necessidade de ampliar a dose de reforço para todos os adultos acima de 60 anos", disse ele.

Até então, a Saúde havia anunciado a aplicação da terceira dose da vacina em idosos com mais de 70 anos e imunossuprimidos — pessoas com câncer ou transplantados, por exemplo — a partir do dia 15 de setembro. Na semana passada, o Ministério da Saúde também aprovou a dose de reforço para profissionais de saúde, preferencialmente com a vacina da Pfizer, depois de seis meses após a imunização completa.

87,4 milhões de brasileiros completam vacinação

O Brasil chegou ontem à marca de 87,4 milhões de habitantes que completaram a vacinação contra a covid-19. Já são 87.436.784 brasileiros que tomaram a segunda dose ou a dose única do imunizante contra a doença, o que representa 40,99% da população do país. Os números são do consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, com base nos dados fornecidos pelas secretarias estaduais de saúde.

Houve a aplicação de 742.328 segundas doses e 1.752 doses únicas, em um total de 744.080 pessoas com esquema vacinal completo. Já 468.526 brasileiros receberam a primeira e outros 61.868 tomaram a de reforço.

No total, foram aplicadas 1.274.474 doses de vacina contra a covid-19 neste intervalo de tempo, na soma de primeiras, segundas, únicas e de reforço.

Até o momento, 145.005.445 brasileiros foram vacinados com a primeira dose de imunizante contra a doença, o equivalente a 67,98% da população nacional. Quanto à dose de reforço, já houve a aplicação de 669.515 doses ao todo.