Saúde

Ministério da Saúde prioriza vacinação contra a Covid-19 a trabalhadores do transporte coletivo

TNH1 com Ministério da Saúde | 23/06/21 - 12h17
Walterson Rosa/Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde divulgou que motoristas, cobradores e outros profissionais que atuam em transportes coletivos estão contemplados e serão priorizados na vacinação contra o coronavírus esta semana. Nas próximas 48 horas, mais de 7 milhões de doses de vacinas Covid-19 serão distribuídas para todos os estados e Distrito Federal.

A novidade fica por conta do imunizante da Janssen: o primeiro lote que chegou ao Brasil nesta terça-feira (23), com 1,5 milhão de doses, já começa a ser entregue às Unidades Federativas. A distribuição também conta com 3,2 milhões de doses do Butantan e outros 2,3 milhões de doses da Pfizer.

Outra boa notícia é que mais dois grupos prioritários passam a ser atendidos: profissionais do ensino superior e trabalhadores do transporte coletivo rodoviário urbano e de longo curso de passageiros, reforçando que a vacinação caminha em ritmo acelerado no País.

As novas remessas também são destinadas para vacinação de trabalhadores do ensino básico, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas com comorbidades, e pessoas com deficiência permanente.

A estratégia de distribuição é definida em reuniões entre União, estados e municípios, observando as confirmações do cronograma de entregas por parte dos laboratórios. O objetivo é garantir a cobertura vacinal no tempo recomendado de cada imunizante: 12 semanas para a vacina da Pfizer e quatro semanas para a do Butantan. Já a vacina da Janssen é de aplicação única.

As orientações sobre a vacinação e a divisão das doses por Unidade Federativa estão no 25º informe técnico.